Agenda | Fotografia | Notas

Essas Mulheres é o primeiro coletivo a participar da Street Expo Photo

Change Size Text
Essas Mulheres é o primeiro coletivo a participar da Street Expo Photo Foto: Inezita Cunha/Divulgação

A Street Expo Photo está na sua terceira edição e pela primeira vez conta com um painel exclusivo para um coletivo de fotógrafas.

A maior exposição fotográfica a céu aberto do Brasil estará totalmente montada neste sábado (12/12), na escadaria da Borges de Medeiros, em Porto Alegre. E o público poderá visitá-la até 12 de janeiro.

O Coletivo Essas Mulheres, formado em 2019, é composto por seis artistas com diferentes trajetórias. São elas: Andrea Hilgert, Cerise Mattos, Heloísa Muller, Inezita Cunha, Marlene Reinaldo e Silvana Pineda.

Reunindo fotógrafas que vivem no Rio Grande do Sul, e que encontraram na fotografia uma relação intensa com a vida a fim de enfrentarem suas inquietudes pessoais, políticas e sociais, o Coletivo investiga elementos técnicos, estéticos, filosóficos da imagem, funções da fotografia no sistema da arte e fora desse. Em suas ações constitui-se como um espaço de oposição e resistência a todas as formas de opressão.

— A Street tem como propósito criar um coletivo artístico através de seus 16 painéis, juntar fotógrafos emergentes com fotógrafos profissionais ou até mesmo ícones da fotografia. Essa experiência colocada na rua cria novas possibilidades e fomenta a arte. O papel do Coletivo Essas Mulheres vem ao encontro dessa nossa proposta, e com um painel exclusivo — comenta o idealizador e curador da Street Marcos Monteiro.

A temática proposta para esta edição é Vida. O tema foi discutido e trabalhado de forma conjunta pelas integrantes do coletivo em vários encontros on-line. A mesma linguagem visual predomina nas fotografias onde foi utilizada a técnica de sobreposições.

Entre as questões retratadas pelo Coletivo estão as queimadas, o isolamento, a origem da vida, o tempo, a natureza.

Foto:Marlene Reinaldo/Divulgação
Foto: Silvana Pineda/Divulgação

sábado, 12 a 12 de janeiro de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?