Agenda | Fotografia | Notas

Exposição “InTransFerível” abre programação do Mês do Orgulho LGBT na CCMQ

Change Size Text
Exposição “InTransFerível” abre programação do Mês do Orgulho LGBT na CCMQ Foto: Lau Baldo/Divulgação

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre) inaugura nova mostra presencial integrada às ações do Mês da Visibilidade LGBT programadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), instituição da qual é vinculada. A exposição fotográfica InTransFerível – Imagens da Diversidade pode ser visitada, a partir desta terça-feira (15/6), na Fotogaleria Virgílio Calegari (7° andar da CCMQ), mediante agendamento pelo e-mail [email protected].  

InTransFerível – Imagens da Diversidade reúne trabalhos selecionados no concurso fotográfico homônimo, dentre fotos captadas por celular, registrando situações e percepções vividas por pessoas trans na sociedade, no trabalho, nas culturas transurbanas, nas relações étnicas e culturais. O edital, que definiu 20% das vagas para participantes cis, também estabelece premiação em dinheiro aos primeiros colocados.

Compõem a exposição fotos de Ariadne Lima Borba, Bruna Macedo, Clenir Santos, Clodd Dias, Denival Silveira dos Santos, Elena Trindade, Gabriel Escobar, Jo Rubim, Keter Velho, Lau Baldo, Leon Brum, Liviê Cocco, Lu Trevisan, Márcie Vieira, Marine Bataglin, Mendy Black, Priscilla Fróes, Valéria Barcellos, Vicente Lara e de Vídeos Anti vídeos. “Interpretei a proposta de fotografar com o celular como um convite ao registro casual de momentos de intimidade. Evitando um olhar etnográfico e apostando na posição de ‘nativa’, usei o meu aparelho para registrar momentos íntimos entre mim e pessoas trans que são importantes na minha vida”, comenta Marine Bataglin, uma das selecionadas.

Realizada pela CCMQ, por meio da sua Associação de Amigos, em parceria com o Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e com o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), a Exposição InTransFerível – Imagens da Diversidade tem apoio da Assessoria de Diversidade da Sedac e é viabilizada com o suporte do Banrisul, patrocinador master do complexo cultural. 

“O concurso InTransFerível é uma ação que abre portas, tanto para pessoas trans conseguirem se expressar através da arte da fotografia, como uma oportunidade para as pessoas cis entrarem em contato com a nossa vivência. É mais que urgente que nossas narrativas comecem a ser contadas, mas, para além disso, que sejam contadas por nós mesmos. O concurso apresenta possibilidades, dá visibilidade e entrega coragem em forma de arte”, avalia Gustavo Deon, transmasculino, integrante do júri do concurso e responsável pelo texto de apresentação da exposição.

Serviço

Exposição Fotográfica InTransFerível – Imagens da Diversidade
Quando: 15/06 a 15/07
Onde: Fotogaleria Virgílio Calegari, 7° andar da CCMQ (Andradas, 736)
Horário: segundas a sextas, das 10h às 18h, mediante agendamento prévio. A partir de 26/06, também aos sábados, das 12h às 18h.
Como agendar: pelo e-mail [email protected]

terça-feira, 15 a 15 de junho de 2021 | 10h00

CCMQ – Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?