Agenda | Artes Visuais

Exposição “Judith Flores: 70 anos depois” na Pinacoteca Aldo Locatelli

Change Size Text
Exposição “Judith Flores: 70 anos depois” na Pinacoteca Aldo Locatelli Foto: Reprodução/SMC/Divulgação

A Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura inaugura nesta segunda (23/11), a exposição Judith Flores: 70 anos depois na Pinacoteca Aldo Locatelli.

A mostra também pode ser conferida no Facebook (@artesplasticaspoa), Instagram (artesplasticaspoa) e site.

A exposição reúne pinturas da, injustamente pouco conhecida, artista Judith Fortes, pesquisadora de arte e feminismo, em especial no âmbito da história rio-grandense.

A  jornalista Rosane Vargas realizou um trabalho de prospecção de dados biográficos e levantamento de obras, documentos e depoimentos sobre esta pioneira na profissão de artista plástica em uma Porto Alegre que, nas primeiras décadas do século XX, estava ainda longe de possuir um sistema consolidado tanto em termos de mercado, quanto em termos de espaços museológicos e expositivos.

Segundo Rosane Vargas, curadora da exposição:

“Para uma mulher, no início do século XX havia poucas profissões consideradas ‘decentes’ e aceitáveis. Artista, definitivamente, não era uma delas. Ainda que as moças de boa família fossem estimuladas a aprender pintura, desenho, música, isso era visto, de modo geral, apenas como um toque de requinte na educação”.

Judith Gonçalves Fortes (1896–1964) se situa na primeira geração de alunas e alunos formados pela Escola de Artes de Porto Alegre do Instituto de Bellas Artes (atual Instituto de Artes da UFRGS), na qual se diplomou em 1922. Entre as décadas de 20 e 40, realizou diversas exposições de pintura; em sua maioria, coletivas, e equilibrou a carreira de artista com a de professora em um curso privado que manteve por anos e em instituições conhecidas, como o Instituto de Educação Flores da Cunha.

A mostra permanece aberta para visitação de segunda a sexta, das 13h30min às 17h, até o dia 26 de fevereiro de 2021.

Foto: Reprodução/SMC/Divulgação

segunda-feira, 23 a 26 de fevereiro de 2021 | 13h30 - 17h00

Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu, 10 – Paço dos Açorianos - Centro Histórico)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?