Agenda | Notas

Exposição temática e atividades online no carnaval da Casa de Cultura Mario Quintana

Change Size Text
Exposição temática e atividades online no carnaval da Casa de Cultura Mario Quintana Arrastão Turucutá 2018. Foto: Giovanna Jung Luvizetto/Divulgação

Entre 17 e 20 de fevereiro, o jornalista Diego Vacchi, curador da mostra Aos carnavais que virão, conduz as lives De bloco em bloco, com música e conversa sobre a trajetória de blocos carnavalescos da atualidade, no Instagram @ccmarioquintana

O Instagram @aos_carnavais_que_virão também passa a ser alimentado pelo público com fotos que criam um acervo público vivo da memória do carnaval porto-alegrense.

Conforme Vacchi, o projeto é um convite para que os foliões possam celebrar em casa o carnaval deste ano.

— Quem abre esse desfile é o Turucutá – Batucada Coletiva Independente, grupo musical composto por instrumentos de percussão. Também vão estar conosco o pessoal do Não mexe comigo que eu não ando só, coletivo feminino que leva o debate do respeito e da igualdade de gênero para o espaço público, e o Bloco da Diversidade, que tem como característica marcante a defesa das pautas LGBTQIA+. Para encerrar a folia, temos mais conversa e música com o já tradicional Maria do Bairro, que, há 14 anos, deu a largada na retomada dos blocos de rua do carnaval de Porto Alegre — detalha Vacchi.

O diretor da CCMQ, Diego Groisman, destaca o caráter de resistência e renovação das esperanças, representado pelo gesto simbólico de manter erguido o estandarte do carnaval e a batida dos tambores marcando o ritmo no qual tanto desejamos voltar a pulsar.

— O carnaval é uma manifestação cultural popular importante, que precisa ser mantido e reafirmado neste momento de pandemia — observa Groisman.

A mesma percepção tem o carnavalesco e fundador do Bloco Maria do Bairro, Zeca Brito, diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

— O carnaval é a expressão mais abrangente e democrática da cultura brasileira. É resultado do que somos, da confluência cultural, do encontro amoroso das diferenças. É a expressão da liberdade, do lirismo, da plasticidade de festejar a vida. Precisamos lembrar que não estará tudo bem enquanto não houver carnaval. Que o coração hoje é semente, que espera paciente, os carnavais que virão — complementa Zeca.

A mostra Aos carnavais que virão, que reúne registros fotográficos e documentos históricos sobre os carnavais de rua de Porto Alegre, pode ser visitada na Sala Radamés Gnattali, 4° andar da Casa de Cultura Mario Quintana, mediante agendamento pelo e-mail [email protected].

Lives De bloco em bloco:

Quarta (17/2), às 21h – Música e conversa com o Turucutá Batucada Coletiva.
Quinta (18/2), às 21h – Conversa com representante do bloco Não mexe comigo que eu não ando só.
Sexta (19/2), às 21h – Conversa com o Bloco da Diversidade.
Sábado (20/2), às 17h – Música e conversa com o Bloco Maria do Bairro.
Onde: Instagram @ccmarioquintana

Carnaval de rua 1967. Foto atribuída a Irineu Jardim/Acervo Museu Joaquim Felizardo/Divulgação
Não mexe comigo. Foto: Joana Berwanger/Divulgação

quarta-feira, 17 a 20 de fevereiro de 2021 | 21h00 - 17h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?