Agenda, Artes Visuais

Exposição virtual convida todos os públicos a refletir sobre a pandemia

Change Size Text
Exposição virtual convida todos os públicos a refletir sobre a pandemia Fotografia "Elias Maroso – Porto Alegre/RS", (2020), de Carlos Donaduzzi.

Com a proposta de pensar a pandemia do coronavírus pelo viés da arte, a exposição virtual Presença na Ausência estreia nesta segunda (18/1), às 18h, no site presencanaausencia.com.br.

O diferencial do evento, apresentado pela Feevale, é que realmente todos os públicos estão convidados: pessoas com deficiência visual, auditiva e com mobilidade reduzida poderão vivenciar a exposição por meio de audiodescrição, libras, legendas ou utilizando um leitor de tela. A navegação poderá ser realizada em português e inglês. 

Para garantir essa acessibilidade tão rara em exposições, foi reunida uma equipe multidisciplinar com profissionais de arte, TI, psicologia, design e arquitetura, entre outras áreas. O grupo trabalha desde setembro para criar um modelo em 3D do Espaço Cultural Feevale priorizando a acessibilidade de pessoas com deficiência. Além disso, consultores cegos têm orientado cada etapa do trabalho. 
 
Presença na Ausência exibe cerca de 50 obras de 22 artistas – além de arte digital, há fotos, vídeos, pinturas, desenhos, bordado e colagem apresentados em versão virtual especialmente para a mostra. 

“Presença na Ausência” no Espaço Cultural Feevale em 3D. Foto: Feevale/Divulgação

Os trabalhos refletem diferentes aspectos da vida durante a pandemia, como a solidão e as novas formas de estar junto, evocando a ausência física e a presença digital. Uma fotografia de Carlos Donaduzzi, por exemplo, exibe uma mesa com café da manhã, mas a única pessoa à vista está no monitor de um tablet. Magna Sperb fala sobre saudade no trabalho inédito Teu Cheiro em Mim, no qual mistura fotos de família com os frascos de perfume que eram usados por sua mãe. 

Além desses e de outros nomes de destaque na arte no Rio Grande do Sul, a exposição inclui a paranaense Mariana Corteze, a paulista Marcela Novaes, a canadense Piper Maru, o chinês Zhang Qinzhe e os portugueses José Maçãs de Carvalho e Pedro Santos. Todos os artistas gravaram vídeos breves sobre as obras, material extra que estará disponível no hotsite da exposição. 

A mostra online pode ser acessada até o dia 18 de junho.

segunda-feira, 18 a 18 de junho de 2021 | 18h00

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.