Agenda | Fotografia | Notas

Exposição virtual retrata o parto humanizado domiciliar

Change Size Text
Exposição virtual retrata o parto humanizado domiciliar Foto: Mirella Rabaioli/Divulgação

NASCER – A Luz do Parto, exposição composta de fotografias, vídeos e relatos sobre parto humanizado domiciliar, estreia virtualmente nesta quinta (21/1).

As imagens fazem parte do acervo de Mirella Rabaioli que atua como fotógrafa de família na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha há dois anos, acompanhando mulheres que escolheram ganhar seus bebês em casa com assistência de uma equipe de enfermeiras obstétricas.

Os registros criados entre 2018 e início de 2020, retratam mulheres nas posições que escolheram parir; bebês que ficam no colo da mãe ao nascer por um bom tempo; doulas que dão suporte e apoio para mãe e pai na jornada do trabalho de parto; enfermeiras obstétricas que garantem a segurança do momento; situações do cotidiano em um momento tão excepcional.

A narrativa é composta por relatos de parto escritos pelas próprias mulheres e textos escritos pela curadoria da museóloga Bárbara Hoch.

Em NASCER a fotografia registra a potencialidade do parir de forma natural e respeitosa, proporcionando ao sensível a apreensão de que o parto é um processo humano, em que a mulher é a protagonista e, portanto, deve ter seu corpo respeitado, seus sentimentos e escolhas acolhidos.

Através da fotografia documental, esta exposição virtual suscita a compreensão do parto humanizado em ambiente domiciliar como uma possibilidade real e segura para a parturiente.

O projeto tem financiamento da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, através da Lei n° 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, regulamentada pelo Decreto Municipal de Canoas n° 240/2020.

Acesse a mostra aqui.

Fotos: Mirella Rabaioli/Divulgação

quinta-feira, 21 de abril de 2024 | 11h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?