Agenda | Artes Visuais

Exposições de Evandro Caldeira e André Santos na Gravura Galeria de Arte

Change Size Text
Exposições de Evandro Caldeira e André Santos na Gravura Galeria de Arte Evandro Caldeira. Foto: 18 Filmes/Divulgação

A agenda de outubro da Gravura Galeria de Arte começa nesta quarta (14/10), às 16h, com as exposições individuais dos artistas Evandro Caldeira e André Santos. A abertura será transmitida através de live no perfil da @gravuragaleria no Instagram

Entre fios e entrelinhas: um olhar sobre Clarice. A produção dos trabalhos que integram a exposição iniciou-se em março deste ano, juntamente com o começo da quarentena, período no qual se recomendava que as pessoas fossem produtivas, que utilizassem o tempo, em casa, para fazer algo prazeroso, criar novos hobbies ou retomar projetos adiados.

A partir da releitura do livro Água viva, de Clarice Lispector, Evandro Caldeira decidiu retomar uma produção artística que estava sendo protelada há tempos, desde o início dos anos 2000, quando realizou a sua última exposição.

— Cabe ressaltar, então, que, à época, eu já utilizava fragmentos de textos e imagens de escritoras na composição de meus trabalhos. Por isso, digo que foi uma “retomada” de uma produção que ficou parada devido a demandas profissionais — explica o artista. 

Essa série que será apresentada agora objetiva homenagear o centenário do nascimento de Clarice Lispector, a ser comemorado em dezembro deste ano. Assim, unindo colagens analógicas, ou manuais, às costuras e bordados, também manuais.

A Opulência do Tempo. Obras inéditas de André Santos, em técnica mista, com uso de novos elementos na construção pictórica do artista: óxido de ferro, soldas e chapas metálicas, fios de estanho cobre e alumínio, fragmentos de pedras semipreciosas e vernizes. A nova série traz reflexões sobre a soberania do tempo e as transformações de diversos elementos que configuram sua magnificência.

— Minha pesquisa de materiais, foi se diversificando para muito além daqueles que eu costumeiramente utilizava. Percebo que fui, aos poucos e aparentemente ao acaso, me deparando com o universo dos metais. Os metais contam a história do tempo, quase que literalmente: a idade do ferro, do bronze — conta o artista.

As mostras ficam abertas para visitação até o dia 7 de novembro nas salas Negra e Branca, respectivamente.

André Santos. Foto: LS8/Divulgação

quarta-feira, 14 a 07 de novembro de 2020

Gravura Galeria de Arte (Rua Coronel Corte Real, 647 - Petrópolis)

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?