Agenda | Cinema | Notas

FADE TO BLACK Festival reúne mostra de curtas, painéis e concurso de roteiros

Change Size Text
FADE TO BLACK Festival reúne mostra de curtas, painéis e concurso de roteiros Stefon Bristol, diretor do longa "A Gente Se Vê Ontem" (Netflix) e parceiro de Spike Lee. Foto: FTB/Divulgação

Com a proposta de dar visibilidade e potencializar novas narrativas negras, o FADE TO BLACK Festival realiza sua primeira edição entre os dias 6 e 10 de abril, em um evento 100% virtual.

A programação contempla Mostra de Curtas-Metragens, Concurso de Roteiro, Laboratório para Roteiristas (exclusivo para brasileiros), além dos Painéis de discussão com mais de 30 palestrantes internacionais e nacionais em ascensão pela diáspora.

Entre os nomes: Sue-ellen Chitunya, uma das coordenadoras de pós-produção de filmes da Marvel Studios, Stefon Bristol, diretor do longa A Gente Se Vê Ontem (Netflix) e parceiro de Spike Lee, Rae Benjamin, roteirista da série de sucesso Bridgerton (Netflix), o músico e produtor do documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem, FIÓTI e a atriz e multiartista Zezé Motta (convidada especial)

A programação completa e as credenciais para aquisição estão disponíveis no site do evento.

Fióti. Foto: Pedro Margherito/Divulgação

O evento surgiu por conta de uma inquietação da idealizadora, a cineasta Gautier Lee, que atua com uma visão racializada das produções audiovisuais e busca fortalecer produções brasileiras e internacionais de afrocriadores da diáspora. 

“Quando falamos sobre narrativas e estéticas negras existe um senso comum, e um tanto errôneo, de que somos homogêneos, de que o ‘ser negro’ é uma experiência única, e de que agimos e reagimos da mesma forma. Mas, apesar de sermos iguais perante os olhos de muitos, não somos idênticos pelo simples fato de sermos indivíduos. O FADE TO BLACK Festival possui um objetivo ousado: ser, em pleno 2021, um quilombo audiovisual para afrocriadores de toda a diáspora“, reforça.

A programação conta com mais de 30 importantes nomes do audiovisual nos painéis de discussão. As palestras contemplarão as temáticas de Formação, Mercado e Criação.

Painéis de Formação: workshops destinados a cineastas e roteiristas iniciantes. A transmissão será feita gratuitamente pela página do Facebook. Haverá tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Painéis de Mercado: discussões sobre os desafios e potencialidades do setor. A transmissão será feita pela plataforma Zoom, por meio de aquisição de credenciais. Haverá tradução simultânea das palestras internacionais para a língua portuguesa.

Painéis de Criação:  criadores da área compartilharão processos criativos e jornadas profissionais. A transmissão ocorrerá pela plataforma Zoom, por meio de aquisição de credenciais. Haverá tradução simultânea das palestras internacionais para a língua portuguesa.

Cartaz. Foto: Divulgação

terça-feira, 06 a 10 de abril de 2021 | 14h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?