Agenda | Cinema | Notas

Fantaspoa reúne mais de 160 filmes em sua 17ª edição

Change Size Text
Fantaspoa reúne mais de 160 filmes em sua 17ª edição "A Dark Dark Man". Foto: Fantaspoa/Divulgação

Nesta sexta (9/4), o Fantaspoa inicia sua 17ª edição. Será o segundo ano consecutivo em que o tradicional festival de cinema fantástico de Porto Alegre ocorrerá em formato online e gratuito, oferecendo aos espectadores mais de 160 filmes de distintos gêneros e nacionalidades.

A programação estará disponível na plataforma Wurlak/Darkflix até o dia 18 de abril. Para ter acesso aos filmes, basta acessar www.wurlak.com.br, realizar o cadastro gratuito e clicar na aba Fantaspoa.

Também, serão realizados debates, transmitidos via YouTube e Facebook, com cineastas e integrantes da equipe de longas-metragens que integram a programação do festival.

Todas as informações sobre os filmes e demais atividades da programação podem ser consultadas no site oficial da edição.

Dentre os 57 longas-metragens da programação, teremos dois do longínquo Cazaquistão: Querida, Você Não Vai Acreditar e A Dark Dark Man. Este último, um noir subvertido dirigido pelo aclamado cineasta Adilkhan Yerzhanov, que já teve seus filmes apresentados em alguns dos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim e Locarno.

O festival também será palco das estreias mundiais dos longas-metragens O Grande Salto e Este Jogo Se Chama Assassinato. Dirigido pelo prolífico e premiado cineasta Karim Lakzadeh, O Grande Salto é um road-movie onírico que acompanha as aventuras de um trupe circense, e marca a presença do celebrado cinema iraniano na programação do Fantaspoa.

Já o estadunidense Este Jogo Se Chama Assassinato é um thriller de humor negro que se passa em um mundo controlado pelas redes sociais e repleto de violência, hipocrisia e sexo. O longa-metragem é dirigido pelo experiente Adam Sherman e protagonizado pela estrela Ron Perlman (Hellboy; Cronos; Sons of Anarchy), além de contar com as atrizes Vanessa Marano (Em Busca de Zoe; Dexter; Gilmore Girls) e Natasha Henstrige (Species) no elenco. A escolha pelo Fantaspoa como palco da première mundial de ambos os filmes reforça a importância do evento dentro do circuito de festivais.

Outro destaque da programação de longa-metragens é Jumbo, da estreante diretora belga Zoé Wittock, que terá no Fantaspoa sua primeira exibição latino-americana após sucesso no circuito internacional, passando por festivais como Sundance, Berlim e Sitges. O filme tem como protagonista a atriz francesa Noémie Merlant, que recentemente ganhou destaque mundial pela sua atuação em Retrato de Uma Jovem em Chamas.

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei n° 14.017/2020.

sexta-feira, 09 a 18 de abril de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?