Agenda, Artes Visuais

Felipe Vaz apresenta música homeopática com trilha visual na Fundação Iberê Camargo

Change Size Text
Felipe Vaz apresenta música homeopática com trilha visual na Fundação Iberê Camargo
Neste sábado (14/9), o artista sonoro Felipe Vaz apresenta Música Homeopática com Trilha Visual Unidimensional, em diálogo com a exposição Antes da Palavra, de Daniel Senise. A performance acontece às 14h30min, na ante-sala do monta-cargas do 2º andar da Fundação Iberê. A entrada é franca. O trabalho de Felipe consiste em uma instalação com ciclos de aproximadamente 25 minutos se repetindo a cada meia hora. Além de uma trilha electroacústica, a instalação usa fortes luzes RGB controladas por DMX projetadas sobre o público, para o qual serão distribuídas máscaras especiais produzidas pelo artista. A parte visual remete ao efeito Ganzfeld das instalações de luz de James Turrell e o cinema absoluto de Tony Conrad em The Flicker, criando uma narrativa visual em que as noções de figura, fundo e profundidade são abolidas completamente, e na qual a mudança está restrita a variações de luz e cor. Devido à máscara, o público verá apenas um campo de cor uniforme e seu fluxo no tempo, de suaves mudanças na cor a intensos flashes de luz. Na trilha, uma massa de ruído rosa move-se lentamente, gerando oscilações mínimas e, gradualmente, revelando outros sons praticamente imperceptíveis. Carioca radicado em Berlim (Alemanha), Felipe Vaz é artista sonoro, pesquisador e produtor de novas mídias. Seus trabalhos são baseados, principalmente, em processos temporais e questões conceituais relacionadas ao som e à música e já foram apresentados em galerias e shows, como Casa Encendida (Madri), Bienal da Caixa de Novos Artistas (várias cidades do Brasil), Mixtur e Arts Santa Mònica (Barcelona), La Maudite (Paris), Re: Flux (Novo Brunswick), Verbo / Galeria Vermelho (São Paulo), Caixa Cultural (Rio de Janeiro) e Fonoteca Nacional (Cidade do México). É pós-graduado em Arte Sonora pela Universidade de Barcelona e está terminando Mestrado em Estudos Sonoros na UdK Berlim. Sábado 14h30min

Quer ter acesso a conteúdo exclusivo?


Assine o Premium
ou faça login

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021