Agenda | Literatura | Notas

Festival Conexões Literárias discute territorialidades, literatura e impactos da pandemia

Change Size Text
Festival Conexões Literárias discute territorialidades, literatura e impactos da pandemia Cartaz. Foto: Vitor Diel/Divulgação

Depois de discutir a ressignificação do espaço urbano e coletivo através da arte em sua edição inaugural em 2019, o Festival Conexões Literárias retorna em 2020 e mantém o propósito de provocar reflexões sobre o acesso à comunicação, cultura e lazer e o papel das literaturas diante desse cenário.

Reunindo alguns dos mais prestigiados escritores, artistas e intelectuais brasileiros contemporâneos, o evento ocorre de 5 a 8 de novembro pelas redes sociais. Como no ano passado, a Final Gaúcha de Slam vai marcar o encerramento.

Entre os nomes confirmados na programação, estão o escritor e ativista do movimento negro baiano Hamilton Borges, o poeta e escritor piauiense dedicado à causa quilombola Antonio Bispo, os escritores porto-alegrenses José Falero e Tônio Caetano (este, vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2020), e as slammers e poetas cariocas MC Martina e Carol Dal Farra. Estes encontros acontecem de 5 a 7 de novembro, a partir das 19h.

Já a 4ª Final Gaúcha de Slam 2020 ocorre no dia 8 de novembro, a partir das 17h. Os concorrentes que vão disputar a vaga para representar o Rio Grande do Sul na final nacional do Slam BR estão sendo anunciados nas redes sociais do festival.

— Algo que sempre esteve presente em todas as rodas de slam, seja direta ou indiretamente, é o ato de questionar e um desses questionamentos trata da questão espacial, geográfica, o centro e a periferia. Por isso, muito influenciado pelo Encontro Literário das Periferias em 2018, o primeiro Festival Conexões Literárias aconteceu em 2019 no extremo sul de Porto Alegre, na Restinga, dentro da SRB Estado Maior da Restinga. O distanciamento social está estruturado na cidade mais financeiramente desigual entre pretos e brancos do Brasil. Queremos fortalecer esse ideia, para que assim possamos debater de maneira mais sincera estas violências históricas, que em tempos de crise, como agora, nos afetam ainda mais — explica Janove, um dos organizadores do festival, a propósito das ideias que norteiam o evento desde sua primeira edição.

O evento será transmitido pelo Facebook e Instagram.

Programação

2º Festival Conexões Literárias: Distanciamento social sempre existiu!

quinta (5/11), às 19h
Distanciamento social sempre existiu! Do que a literatura te aproxima?
Com Hamilton Borges e Antonio Bispo. Mediador: Janove.

sexta (6/11), às 19h
Territorialidade, pandemia e o acesso: qual o papel político da nossa literatura?
Com José Falero e Tônio Caetano. Mediador: Janove  

sábado (7/11), às 19h
Se correr o vírus pega, se ficar a bala come: a literatura na favela em tempos de pandemia
Com MC Martina e Carol Dal Farra. Mediadora: Tiatã

domingo (8/11), às 17h
4ª Final Gaúcha de Slam 2020

quinta-feira, 05 a 08 de novembro de 2020 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?