Agenda

Edição virtual do Festival de Circo Contemporâneo traz oficinas, palestras e bate-papos

Change Size Text
Edição virtual do Festival de Circo Contemporâneo traz oficinas, palestras e bate-papos Das Amarras Dela. Foto: Sal Fotografia/Divulgação

O circo consolidou-se no imaginário popular através de seu espaço físico/cênico mais tradicional: a lona. No entanto, e apesar de sua importância histórica e sempre atual, não é apenas debaixo da lona que se faz circo. 

1º Festival de Circo Contemporâneo – FECICO ocorre de 20 a 25 de abril, totalmente online e gratuito. A programação conta com espetáculos, mostra de videocirco, oficinas, palestras, lives e bate-papos, exibidos no site e nas redes sociais do evento.

“O FECICO surge de um desejo antigo da cena porto-alegrense de dar visibilidade às produções de circo contemporâneo. Essas produções levam em consideração temas transversais e buscam uma linguagem para além do virtuosismo e do show de variedades”, resume Fernanda Bertoncello Boff, proponente do FECICO – que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc.

Gabriel Martins, diretor artístico do festival, explica que a produção contemporânea de circo tem um pensamento mais híbrido, em que linguagens se fundem e se transformam. “Selecionei os trabalhos pensando no afastamento do imaginário clássico circense. Sem negação, mas para mostrar que há outros tipos de criação com circo. Nossa intenção é reunir profissionais e criações nessa vertente e mostrá-los à população que não costuma enxergar esse tipo de produção. Por isso a ideia de um festival de circo contemporâneo, on-line e gratuito”, emenda.

O FECICO surge como o primeiro evento no Brasil a financiar criações de videocirco especialmente para compor sua programação, destacando uma arte ainda pouco difundida e que usa como referência a linguagem da videodança. Outro aspecto de destaque do festival é a geração de renda e abrangência de setores da cadeia produtiva da cultura que estão sendo impactados positivamente com sua realização

As oficinas são as únicas ações do FECICO que exigem inscrição, mas também são gratuitas. Confira a programação completa aqui.

Publicidade
Publicidade
“Todo Mundo tem um Sonho”. Foto: Lua Luna/Divulgação

terça-feira, 20 a 25 de abril de 2021 | 12h30

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.