Agenda | Teatro

Festival de Teatro Virtual apresenta espetáculos inspirados em Luiz Gonzaga e Edgar Allan Poe

Change Size Text
Festival de Teatro Virtual apresenta espetáculos inspirados em Luiz Gonzaga e Edgar Allan Poe "A Casa de Farinha do Gonzagão" e "A Cripta de Poe"/Divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta, na segunda semana do Festival de Teatro Virtual da instituição, os espetáculos A Casa de Farinha do Gonzagão e A Cripta de Poe. As montagens, produzidas por grupos da região Sudeste do país, serão publicadas no canal da Fundação no YouTube nos dias 12 e 13 de agosto, às 18h30

A agenda do festival tem 25 apresentações teatrais, de grupos e companhias das cinco regiões do País, voltadas ao público adulto e infantil. Um novo espetáculo será divulgado online todas as quintas e sextas, até o final de outubro. Os vídeos ficam disponíveis para acesso posterior.

Nesta quinta-feira (12/8), será disponibilizada a versão em vídeo do espetáculo A Casa de Farinha do Gonzagão, da Cia Teatro da Investigação Teatro-Baile, de São Paulo (SP). A gravação foi feita no dia 13 de janeiro, na Sala Augusto Boal, do Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Funarte SP, em parceria com a Companhia de Teatro Flor do Asfalto e participação do Trio Marrom.

Na história, os personagens das músicas do Rei do Baião — o instrumentista, compositor e cantor Luiz Gonzaga (1912-1989) — são transportados para uma casa de farinha, a cozinha do sertão, e lá, em sua intimidade criativa, contam seus “causos”, suas vidas. 

O espetáculo estreou em 2012, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, e já teve mais de 120 apresentações, em espaços públicos e também no Teatro de Arena. A exibição física mesclava palco e plateia, além de misturar teatro, música e dança. A montagem passou por uma adaptação para continuar “viva” na internet. O espetáculo tem dramaturgia e direção de Edu Brisa.

Na sexta-feira (13/8), às 18h30, será exibido A Cripta de Poe, da Companhia Nova de Teatro, também de São Paulo (SP), que completa 20 anos em 2021. As obras O Espectro, O Corvo, O Retrato Oval, Berenice, Ligeia, William Wilson e O Coração Denunciador são a base da dramaturgia do espetáculo, livremente inspirado nos textos do escritor estadunidense Edgar Allan Poe (1809-1849). Concebida em formato de “palco-instalação”, com intervenções videográficas, a obra ressalta elementos de suspense e fantasmagoria, nos quais as personagens/figuras criam jogos neuróticos e obsessivos. A peça possui tradução em Libras.

O espetáculo tem concepção cênica e dramatúrgica de Lenerson Polonini, fundador da companhia em parceria com a atriz e figurinista Carina Casuscelli. O grupo desenvolve pesquisa contínua a partir da performance, das artes do corpo e das artes visuais, valorizando a experimentação da dramaturgia de autor e de diversas escolas vanguardistas. Atualmente, a companhia é formada por profissionais de diversas disciplinas artísticas.

quinta-feira, 12 a 12 de agosto de 2021 | 18h30

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?