Agenda | Cultura | Notas

Festival do Japão RS em versão online

Change Size Text
Festival do Japão RS em versão online Cartaz. Foto: Carol Ayako/Divulgação

A comissão organizadora do Festival do Japão Rio Grande do Sul manteve a sua data, sempre realizado próximo ao dia 18 de agosto, dia do imigrante japonês no Estado, e adaptou para uma versão online com transmissão nas suas redes sociais. O evento será realizado neste sábado (15/8), a partir das 19h, com atrações artísticas, depoimentos de autoridades e interações da comunidade japonesa local e participações diretamente do Japão.

O Anime Buzz, evento gaúcho que acontece desde 2010 para público jovem amantes de anime e games, organizado pela Ninja Produtora, presente desde a primeira edição do Festival, faz parte também da programação, ambientando com cultura pop japonesa, e por muita dinâmica e clima descontraído que atraem o público fã de anime. Além disso, o evento apresenta o seu novo mascote o “gambázinho” animal típico do Rio Grande do Sul, caracterizado com vestimentas japonesas, anunciando “GanBAHTchê”.

União de duas expressões tipicamente realizadas na região sul e em japonês. Ganbatte: significa em japonês algo como “Faça o seu melhor”, “Se esforce”, uma referência motivacional da língua japonesa. Bah! Tchê: duas expressões de uso coloquial de espanto, admiração e saudação tipicamente utilizada no estado do Rio Grande do Sul. A brincadeira surgiu, no período da pandemia, entre as reuniões da comissão organizadora do evento e todos aderiram como uma forma leve e motivacional que representa bem o espírito gaúcho e japonês.

O evento mantém a parceria realizada com a Rede de Bancos de Alimentos do RS para incentivar doações para mais de 900 entidades assistenciais de todo o estado gaúcho. As doações podem ser realizadas através do QR Code disponibilizado no dia do evento, ou a qualquer momento no site bit.ly/livejapao. Nesse momento de pandemia, os Bancos de Alimentos contam mais do que nunca com a solidariedade da população.

Mais informações no site, Facebook ou Instagram do evento.

sábado, 15 de março de 2024 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?