Agenda, Teatro

“Ficções do Interlúdio” faz temporada em Porto Alegre

Change Size Text
“Ficções do Interlúdio” faz temporada em Porto Alegre
Ficções do Interlúdio, solo do ator paranaense Lucas Fiorindo, será apresentado nos dias 14 e 15/2 (sexta-feira e sábado), às 21h, no Meme Estação Cultural. O espetáculo é inspirado no livro de mesmo nome de Fernando Pessoa, obra em que o poeta português apresenta seus principais autores fictícios, os “heterônimos”. A montagem recria a figura do poeta e o esquema geral dos seus heterônimos, projetando-os num episódio vivido por um ator que atravessa uma crise. Depois de um fracasso ao tentar encenar O Fausto, de Goethe, Fernando se põe a questionar o sentido profundo de seu teatro. Nessa busca, ele passa a revisar a sua vocação para criar personalidades fictícias e, nisso, relembra três antigos e queridos “conhecidos inexistentes”. Em uma aura de nostalgia e fingimento, ele acaba por reconhecer seu mestre da arte e da vida. Essa proposta traz à tona o poeta dramático que há em Pessoa, soterrado pela lírica múltipla de sua obra. Na poesia do poeta português, cada heterônimo tem uma “arquitetura poética” e se liga a uma tradição literária. Nessa transposição teatral, por sua vez, cada personagem traz uma formalidade teatral diferente. Assim, ao longo do espetáculo, o público pode ver cenas inspiradas em teatro físico, commedia dell’arte, teatro de bonecos, naturalismo, teatro ritual e butô. Ficções do Interlúdio é o primeiro trabalho da parceria artística entre Tânia Farias (Porto Alegre/RS) e Lucas Fiorindo (Maringá/PR). Tânia é atuadora da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre/RS) desde 1994, grupo em que desempenha várias funções do fazer teatral. Recebeu o Prêmio Açorianos por sua atuação em O Amargo Santo da Purificação (2009) e em Medeia Vozes (2013). Lucas é ator e livre-pesquisador. Ativo no teatro maringaense desde 2010, passou por grupos como o TUM – Teatro Universitário de Maringá e o Circo Teatro sem Lona. Atualmente se dedica à pesquisa do trabalho do ator e da transposição da poesia para o teatro. Ficha técnica: Direção, Figurino, Máscara e Bonecos: Tânia Farias Textos: Fernando Pessoa, Johann Wolfgang von Goethe, São Francisco de Assis; Dramaturgia e atuação: Lucas Fiorindo Cenário e iluminação: Tânia Farias e Lucas Fiorindo Trilha sonora e musicalização: Marcel Matiazi Maquiagem: Rebeca Menegazzo Matiazi Fotografia e Video: Fábio Mascarin Materiais visuais e gráficos: Lucas Fiorindo e Tânia Farias Sexta-feira e sábado

Quer ter acesso a conteúdo exclusivo?


Assine o Premium
ou faça login

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.