Agenda | Cinema

Filme “Sambalanço – A Bossa que Dança” estreia no Canal Brasil

Change Size Text
Filme “Sambalanço – A Bossa que Dança” estreia no Canal Brasil “Sambalanço - A Bossa que Dança” Foto: Reprodução/Canal Brasil

Sambalanço – A Bossa que Dança (2019), dirigido por Fabiano Maciel, estreia no Canal Brasil nesta quarta-feira (19/05), às 20h. O documentário é inspirado no livro Sambalanço, a Bossa que Dança – Um Mosaico (2016) do jornalista e crítico musical Tárik de Souza, que também assina o roteiro do filme, e investiga o movimento conhecido como “sambalanço” ou a “corrente dançante da bossa-nova”. 

Durante a década de 1960, sempre lembrada como a era de ouro da bossa-nova, um outro estilo musical surgia entre boates da Zona Sul e bailes do subúrbio carioca. Protagonizado por Orlandivo Honório de Souza, o sambalanço teve nomes como Ed Lincoln, Durval Ferreira, Miltinho, Eumir Deodato, Claudio Roditi, Emílio Santiago, Wilson das Neves e até Elza Soares. Não tão preocupados com os acordes perfeitos, Orlandivo e sua turma se empenhavam em ecoar na pista de dança um som que mistura jazz, samba e música latina. A ideia do filme surgiu praticamente junto com o livro, após Fabiano Maciel ler os originais da obra de Tárek. Porém durante a produção, o roteirista e diretor esbarraram em alguns obstáculos, dentre eles a dificuldade de encontrar material visual de um movimento que foi deixado de lado na história.

Sambalanço – A Bossa que Dança marca a estreia de Tárik de Souza como roteirista de um longa-metragem. O jornalista foi o apresentador do programa MPBambas, do Canal Brasil, e integrou a equipe de pesquisadores e roteiristas do clássico O Som do Vinil, comandado por Charles Gavin.

Serviço

Sambalanço – A Bossa que Dança (2019) (89’)
Inédito e Exclusivo
Estreia: quarta, dia 19/05, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Fabiano Maciel e Tárik de Souza
Alternativos: quinta, dia 20/05, às 16h55; sexta, dia 21/05, às 15h20; e segunda, dia 24/05, às 13h40.

quarta-feira, 19 a 19 de maio de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?