Agenda, Cinema

Flavia Moraes comenta “Amarcord” em encontro virtual do projeto Meu Filme Favorito

Change Size Text
Flavia Moraes comenta “Amarcord” em encontro virtual do projeto Meu Filme Favorito "Amarcord" Foto: Cineteca di Bologna/Divulgação

Em sua terceira edição deste ano, o projeto Meu Filme Favorito recebe a diretora e cineasta Flavia Moraes para um bate-papo virtual com o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina. O tema do encontro, que acontece nesta quinta-feira (24/6), às 19h, será o longa-metragem Amarcord (1973), com direção do italiano Federico Fellini. A transmissão gratuita acontece pela plataforma Zoom, mediante inscrição prévia pelo site do Instituto Ling

Durante o evento online, o público poderá acompanhar as discussões, interagir com os debatedores e ainda acompanhar algumas das principais cenas do filme estrelado pela cantora e atriz francesa Magali Noël, que interpreta a inesquecível personagem Gradisca ao lado de grande elenco formado por Bruno Zanin, Armando Brancia e Pupella Maggio. A obra conta ainda com participação de outros grandes nomes do cinema italiano, como o diretor de fotografia Giuseppe Rotunno e os compositores Nino Rota e Carlo Savina, que assinam a trilha sonora do longa-metragem.

Amarcord é inspirado nas memórias da infância de Fellini. Em romagnol, dialeto de Rimini, terra natal do diretor, o título significa “eu me lembro”. O filme se passa em uma pequena cidade costeira italiana, na década de 1930. Sob o domínio do fascismo, histórias e personagens se cruzam – como as manifestações públicas em homenagem a Benito Mussolini, a passagem do transatlântico Rex, a chegada de um misterioso emir e suas odaliscas, os filmes de Gary Cooper no cinema local, além das ações de diversos outros personagens, presenciados pelo jovem Titta, ao observar sua família, amigos, fascistas e mulheres sensuais.

Flavia Moraes, primeira realizadora brasileira a associar-se ao Directors Guild of America, foi premiada nos principais festivais do mercado audiovisual internacional, como Cannes, Clio, London Awards, The New York Festival e FIAP, além de ganhar três vezes o Prêmio Caboré, no Brasil. Na televisão, Flavia inovou o modelo de produção independente ao dirigir e produzir as minisséries Tô Frito (MTV, Band) e Galera Animal (TV Globo), desenvolvidas para a Nestlé, que inauguraram o conceito de branded content na TV brasileira. Dirigiu A Teu Lado Leve, capítulo da série Fronteiras, produzida pelo realizador argentino Juan Campanella para a TNT, e documentários como Sou Meninos do Morumbi e Dalai Lama no Brasil.

No cinema, dirigiu uma trilogia de filmes a partir da obra do escritor Luis Fernando Veríssimo, o longa-metragem Acquária, e o episódio que representou o Brasil no filme World Champion Stories, sobre a cultura do futebol em países vencedores de Copas do Mundo, chamado A Regra do Jogo. Radicada em Los Angeles desde 2016, a diretora se dedica atualmente a projetos autorais, cujo propósito inspire transformação e outras formas de olhar, como Mr. Dreamer, já lançado, e Visions in the Dark, em fase de finalização.

Em encontros mensais com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

quinta-feira, 24 a 24 de junho de 2021 | 19h00

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.