Agenda | Música

Fred Martins lança novo álbum com transmissão ao vivo

Change Size Text
Fred Martins lança novo álbum com transmissão ao vivo Foto: Alfredo Marques/Divulgação

Neste sábado (8/5), às 14h, Fred Martins apresenta seu novo álbum Ultramarino em show com transmissão ao vivo, direto da Quinta Camélia Gardens, em Sintra, Portugal, no Canal da Biscoito Fino no YouTube.

A apresentação terá as participações da cantora portuguesa Joana Amendoeira e da cabo-verdiana Nancy Vieira. No repertório, canções como A Filha da Porta Bandeira, Zona Sul, Doceamargo e Blues da Madrugada.

Gravado em Lisboa, Ultramarino nasce do encontro com o premiado produtor musical e engenheiro de som Hector Castillo, ganhador de quatro estatuetas do Latin Grammy, e colaborador de artistas como David Bowie, Björk, Lou Reed e Philip Glass, entre outros. Boa parte das canções foram compostas nos anos em que Fred viveu entre Portugal e Espanha. O repertório tem como fio condutor a base musical de linhagem bossanovista de Martins, mas transita pelo blues, pelo fado e pela sonoridade de influência moura, reafirmando a conexão musical entre África, Península Ibérica e Brasil.

Ultramarino conta com a participação de diversos músicos, entre eles os brasileiros Lui Coimbra (violoncelo), Jaques Morelenbaum (cello) e Marcio Dhiniz (bateria). Glenn Patscha (teclados), Walter Areia (contrabaixo), Chris Wells (percussão), Jed Barahal (violoncelo), Rolando Semedo (baixo), Mili Vizcaíno (voz) e Luis Coelho (guitarra Portuguesa) completam o time.

Entre as treze faixas do disco, onze são inéditas, como as duas compostas em parceria com Alexandre Lemos: A filha da Porta-bandeira, em homenagem à escola Estação Primeira da Mangueira; e Fado Crioulo, inspirada no universo fadístico. Outra presença marcante é a parceria com Marcelo Diniz: juntos compuseram Zona Sul, que faz parte do grupo de canções mais “cariocas” do álbum e remete diretamente à bossa jobiniana ou ao samba-canção; Aragem, de construção minimalista sobre rítmica africana; Colibri, que evoca a leveza necessária para encarar tempos duros como o atual; e Aderaldo, gravada ao estilo “repentista”, com muita improvisação, um tema dedicado a Cego Aderaldo, célebre cantador e mestre do género.

Escute Ultramarino aqui.

sábado, 08 a 08 de maio de 2021 | 14h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?