Agenda | Cultura

Frente Negra Gaúcha realiza webinar “Atuação de Mulheres Negras nas Pedagogias Culturais”

Change Size Text
Frente Negra Gaúcha realiza webinar “Atuação de Mulheres Negras nas Pedagogias Culturais” Vera Lopes. Foto: Acervo pessoal/Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a Frente Negra Gaúcha (FNG) realiza o “Julho das Pretas”, uma programação especial em homenagem às mulheres, a fim de marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho. Para marcar a data, será realizado nesta quinta-feira (22/7), às 20h, o webinar “Atuação de Mulheres Negras nas Pedagogias Culturais”.

O encontro conta com a presença de quatro personalidades, de diferentes gerações, representativas da luta das mulheres no Estado e no país. A transmissão é pelo Facebook da FNG. 

Participam a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, docente da Universidade Federal de São Carlos; Luana Santos, presidente recém-eleita da Imperadores do Samba e 1ª mulher, na agremiação, a presidir a tradicional escola de samba; Helena Meireles, professora, arte-educadora e integrante do coletivo Quilombelas, e Vera Lopes, atriz de cinema e teatro e ativista do movimento negro. A mediação será da jornalista e produtora cultural Silvia Abreu

Tendo como tema “Nossos Passos Vêm de Longe”, insigne máxima atribuída à Maya Angelou e consagrada pela médica e ativista Jurema Werneck, a FNG busca recuperar a memória da luta histórica das mulheres negras até os dias atuais e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes espaço articulado e organizado de participação. 

Ao longo do mês de julho, também promoveu uma campanha de depoimentos em vídeo de mulheres de diferentes faixas etárias e profissões, que homenagearam outras mulheres de relevância no cenário local, nacional ou internacional, que as inspiraram por suas significativas contribuições à sociedade e à luta das mulheres.

quinta-feira, 22 a 22 de julho de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?