Agenda | Artes Visuais

Gabriel Pessoto apresenta a exposição “Ambiente Moderno”

Change Size Text
Gabriel Pessoto apresenta a exposição “Ambiente Moderno” Foto: Imprensa Fundação Ecarta/Divulgação

Nesta quinta (7/1), a Galeria Ecarta inaugura a mostra Ambiente Moderno, do paulista Gabriel Pessoto com curadoria do escritor carioca Gabriel Bogossian.

A exposição é composta por treze trabalhos dispostos em diferentes mídias, reunindo fotografia, desenho, instalação e vídeo/GIF, produzidos entre 2019 e 2020.

A pesquisa recente de Pessoto propõe um diálogo entre práticas e visualidades tradicionais com um repertório de vivências permeadas pelo consumo da imagem digital e pela discussão sobre sexualidade e papéis de gênero.

De acordo com o curador, algumas das obras parecem criar um pequeno curto-circuito de técnicas, em que o artista usa manuais de bordado para realizar vídeos, ou papel e têxteis para produzir objetos que não são adequados para a produção dos mesmos.

— Outro ponto da obra reflete sobre o poder pedagógico das imagens, como elas nos educam e nos ensinam certas habilidades e formas de comportamento. Nesse sentido, é uma prática artística que se debruça sobre o valor moral das imagens, que buscariam segundo essa perspectiva nos instruir, moldar o comportamento — afirma.

Por último, conforme Bogossian, vale destacar o quanto essa pedagogia das imagens tem ligação com os aprendizados de gênero, um assunto muito em voga nas discussões feministas e do ativismo LGBTQI+ e que aqui e ali vem aparecendo com mais força na produção artística contemporânea.

— É uma reflexão, portanto, com uma carga política consistente e sutil, que se liga de uma maneira bastante original às discussões atuais no campo da arte e da cultura — constata.

A exposição permanece aberta para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, até 31 de janeiro.

quinta-feira, 07 a 31 de janeiro de 2021 | 10h00 - 18h00

Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943)

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?