Agenda | Artes Visuais

Galeria de Arte Mamute apresenta exposição do jovem artista gaúcho Wagner Costa

Change Size Text
Galeria de Arte Mamute apresenta exposição do jovem artista gaúcho Wagner Costa Livro Pele, 2020.

Nos dias 5 e 12 de dezembro, das 10h às 18h, a Galeria de Arte Mamute inaugura a exposição Da pele ao pó, primeira individual do artista Wagner Costa na galeria.

Com a curadoria de Henrique Menezes, a mostra marca a representação do artista, e traz à público um conjunto de obras inéditas – pinturas, gravuras, livros de artista e vídeo-projeção – criadas especialmente para sua exposição na Mamute.

Em Da pele ao pó, o artista nos leva a um mergulho em seu universo criativo. Na entrada da mostra, somos absorvidos pela grande vídeo-projeção Passagem, que se estende sobre o hall e escadarias, composta de sons e imagens oriundas de seu processo de trabalho no atelier.

Antecedendo a sala principal, nos deparamos com Aceno, gravuras dispostas perpendicularmente lado a lado, com fragmentos do corpo do artista. Na sequencia, nosso eixo visual é conduzido para , obra com contornos corporais posicionados próximo ao chão. Em outro ponto, vemos as gravuras cegas da série Ausência, com relevos escultóricos.

Adiante Corpo, quatro grandes pinturas a seco em escala humana, à pastel e carvão, retratando a relação direta do corpo do artista no embate com a superfície do papel. A seguir, retorna à série Pele, com Flor da pele, fragmentos corporais em tons carnosos, expostos em lâminas de vidro. Da porta de entrada de uma pequena sala, Torrente, video-projeção que se espalha sobre o teto aparente, revelando memórias de partículas de pó que pairam por instantes no ar e se depositam no solo.

Em local oposto a este, em uma sala plena de luz, sob uma grande plataforma de mármore estão Pele e , livros de artista com capa de mármore e interior em gravuras, os quais podemos tocar e manusear, momento especial de interação com a materialidade da poética Da pele ao pó.

A mostra permanece aberta para visitação até 5 de março de 2021, com entrada franca.

Aceno, 2020.

sábado, 05 a 12 de dezembro de 2020 | 10h00 - 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?