Agenda | Artes Visuais | Notas

Galeria Ecarta abre exposições de Tiago Gregório, Beatriz Balen Susin, Antônio Augusto Bueno e Leandro Machado

Change Size Text
Galeria Ecarta abre exposições de Tiago Gregório, Beatriz Balen Susin, Antônio Augusto Bueno e Leandro Machado Obra: Tiago Gregório/Reprodução

No sábado (22/6), a Galeria Ecarta inaugura três mostras em seus espaços expositivos: Urdiduras do Silêncio, dos artistas Antônio Augusto Bueno e Leandro Machado, Conexões Urbanas, do artista Tiago Gregório, e Onde Andam os Sonhos?, da professora Beatriz Balen Susin.

As mostras serão temas apresentados nos projetos Artista+Artista, Projeto Potência e Artista Professor/Professor Artista da Galeria Ecarta. A abertura será a partir das 10h, com uma conversa com expositores e curadores sobre seus processos criativos.

Publicidade

Evocando diversas faces da ideia de silêncio, a exposição de Antônio Augusto Bueno e de Leandro Machado apresenta a produção recente dos artistas. Urdiduras do Silêncio privilegia trabalhos sobre papel e explora suas delicadezas e fragilidades como potências poéticas e reflexivas com curadoria do artista e professor Felipe Caldas, doutor em História, Teoria e Crítica da Arte pelo PPGAV-UFRGS.

Obra: Antônio Augusto Bueno

Obra: Leandro Machado

Os desenhos de Antônio Augusto convocam à contemplação silente fruto do equilíbrio entre espaço e marca, enquanto o trabalho de Leandro Machado aborda o silenciamento na vigência do golpe cívico-militar, e o silêncio frente ao imponderável oriundo da tragédia promovida pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Segunda exposição do ano no espaço dedicado a arte contemporânea da galeria, Conexões Urbanas traz a abordagem de Tiago Gregório com a curadoria de André Venzon. Com traços marcantes, o artista estabelece em sua obra pictórica uma forte conexão entre a natureza e a arquitetura, onde pessoas e coisas estão sempre em movimento, em busca de novos destinos. O olhar percorre a tela, criando formas que se entrelaçam, as casas viram plantas, que viram pessoas, que viram animais. Tudo flui e está conectado no trabalho de pesquisa do artista.

Em Onde Andam os Sonhos?, a pintora, desenhista e professora Beatriz Balen Susin apresenta uma série de oito pinturas figurativas, com sua característica expressão artística da densidade humana, carregada de cores vibrantes, que representam personagens do Brique da Redenção. Nascida em Caxias do Sul em 1946, estudou com Lucienne Ruschel, Ado Malagoli, Júlio Plaza, Mara Caruso e Tomoshige Kusuno, entre outros. Foi professora do Instituto de Artes da Universidade Caxias do Sul e do Núcleo de Artes Visuais (NAV), também nesta cidade.

Obra: Beatriz Susin

SERVIÇO
O QUÊ: Abertura de três exposições na Galeria Ecarta
DATA: 22 de junho, entre 10h e 15h
LOCAL: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS
Visitação: até 21 de julho, de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca

sábado, 22 a 21 de julho de 2024

Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS

Entrada franca

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?