Agenda | Artes Visuais

Gelson Radaelli apresenta a mostra “No Espelho Não Sou Eu”

Change Size Text
Gelson Radaelli apresenta a mostra “No Espelho Não Sou Eu” Foto: Tulia Radaelli/Divulgação

O artista visual Gelson Radaelli inaugura neste sábado (3/10), a exposição No Espelho Não Sou Eu, na Galeria Bolsa de Arte. Com curadoria de Eduardo Veras, a mostra reúne uma grande produção realizada nesta época de reclusão.

Uma série de obras de múltiplos formatos, todos executados em óleo sobre tela e com o uso farto de cores e soluções técnica e estéticas, que acusam a condição do ser diante da pandemia. Imagens para o deleite e reflexão, confronta o homem e a natureza, relata o encantamento e a desarmonia, que faz da vaidade e a cobiça um caminho para o extermínio do ciclo de vida no planeta.

As pinturas contemplam três atos:

1. O ser – pinturas de retratos de anônimos em estado de loucura ou vítimas do coronavírus ou em estágio de “derretimento’.

2.  A Natureza – Pinturas principalmente de flores secas, que retratam vasos que o artista dispõe nos ambientes onde circula e com esses tempos cinza secaram se tornando uma metáfora concreta e triste dessa época.

3. O Ser e a Natureza – Nesses quadros existe um não diálogo entre a figura humana e a mãe Gaia. O ser está sempre de costas para os elementos naturais, refletindo e pensando somente nas suas coisas, em suas conquistas, no dinheiro, nos prazer e o poder, se esquecendo – e agredindo – a força que é a essência da vida e responsável pelo equilíbrio do o planeta.

Gelson Radaelli (Nova Bréscia, 1960) é um artista do trabalho – ofício feito de constância e intensidade, dia após dia, sem trégua, na solidão de seu ateliê. Quando não está pintando, amassa argila; quando não molda, desenha. São cadernos e cadernos integralmente preenchidos, além de folhas avulsas, em diferentes formatos e tamanhos, golpeadas por materiais também diversos. Tudo se acumula e se embaralha. As demandas chegam de modo contínuo, mas não vêm de longe, são todas internas. O que eventualmente se oferece a público corresponde a uma parte mínima, minguada, de toda essa produção.

A exposição permanece aberta para visitação até 14 de novembro, com entrada franca.

Foto: Tulia Radaelli/Divulgação
Foto: Tulia Radaelli/Divulgação
Foto: Tulia Radaelli/Divulgação
Foto: Tulia Radaelli/Divulgação

sábado, 03 a 14 de novembro de 2020 | 13h00

Galeria Bolsa de Arte (Rua Visconde do Rio Branco, 365 - Floresta)

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?