Agenda | Artes Visuais | Notas

Goethe-Institut Porto Alegre recebe exposição fotográfica “Viver e Morrer na Cidade Grande”

Change Size Text
Goethe-Institut Porto Alegre recebe exposição fotográfica “Viver e Morrer na Cidade Grande” Foto: Ricardo Neves

A exposição coletiva Viver e Morrer na Cidade Grande apresenta um conjunto de obras que exploram distintas realidades vividas nos conglomerados urbanos. Realizada pela Fluxo – Escola de Fotografia e pelo Goethe-Institut Porto Alegre, a mostra será inaugurada dia 9 de novembro, na Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre, com entrada gratuita.   

De acordo com o Relatório Mundial das Cidades 2022, publicado pelo ONU-Habitat, 55% da população mundial vive atualmente em áreas urbanas – e projeções mostram que esse número deve crescer para 68% até o ano de 2050. Sendo assim, pensar a cidade é pensar a estrutura responsável por abrigar a vasta maioria dos dramas humanos.  

Com curadoria de Tiago Coelho e Marco Antonio Filho, a mostra reúne o trabalho de sete artistas que problematizam a cidade a partir de distintas abordagens, seja de ordem política ou afetiva: o fluxo cotidiano das ruas, as memórias de infância, a circulação das imagens e a especulação imobiliária. 

A exposição apresenta também um recorte inédito do arquivo fotográfico do Boca de Rua, jornal que vem sendo editado há 23 anos em Porto Alegre, e cujo conteúdo é produzido inteiramente por moradores de rua. A frase que dá título à exposição é retirada diretamente de uma matéria publicada em uma das primeiras edições do Boca de Rua.  

Participam da mostra Caroline Lütckmeier, Cicero Costa, Henrique Bittencourt, Hudson Rodrigues, Lil Crlxs, Mariane Lima e Ricardo Neves.  

A mostra pode ser vista na galeria do Goethe-Institut Porto Alegre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábados das 9h às 13h, exceto feriados. 

quinta-feira, 09 a 09 de novembro de 2023

Goethe-Institut Porto Alegre (24 de Outubro, 112)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE
Participe da campanha Crowdfunding Matinal 2024 e apoie a Matinal.org!

Esqueceu sua senha?