Goethe-Institut Porto Alegre recebe exposição fotográfica “Viver e Morrer na Cidade Grande”

A exposição coletiva Viver e Morrer na Cidade Grande apresenta um conjunto de obras que exploram distintas realidades vividas nos conglomerados urbanos. Realizada pela Fluxo – Escola de Fotografia e pelo Goethe-Institut Porto Alegre, a mostra será inaugurada dia 9 de novembro, na Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre, com entrada gratuita.
De acordo com o Relatório Mundial das Cidades 2022, publicado pelo ONU-Habitat, 55% da população mundial vive atualmente em áreas urbanas – e projeções mostram que esse número deve crescer para 68% até o ano de 2050. Sendo assim, pensar a cidade é pensar a estrutura responsável por abrigar a vasta maioria dos dramas humanos.
Com curadoria de Tiago Coelho e Marco Antonio Filho, a mostra reúne o trabalho de sete artistas que problematizam a cidade a partir de distintas abordagens, seja de ordem política ou afetiva: o fluxo cotidiano das ruas, as memórias de infância, a circulação das imagens e a especulação imobiliária.
A exposição apresenta também um recorte inédito do arquivo fotográfico do Boca de Rua, jornal que vem sendo editado há 23 anos em Porto Alegre, e cujo conteúdo é produzido inteiramente por moradores de rua. A frase que dá título à exposição é retirada diretamente de uma matéria publicada em uma das primeiras edições do Boca de Rua.
Participam da mostra Caroline Lütckmeier, Cicero Costa, Henrique Bittencourt, Hudson Rodrigues, Lil Crlxs, Mariane Lima e Ricardo Neves.
A mostra pode ser vista na galeria do Goethe-Institut Porto Alegre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábados das 9h às 13h, exceto feriados.
quinta-feira, 09 a 09 de novembro de 2023
Goethe-Institut Porto Alegre (24 de Outubro, 112)