Agenda | Artes Visuais | Notas

Goethe-Institut Porto Alegre recebe exposição fotográfica “Viver e Morrer na Cidade Grande”

Change Size Text
Goethe-Institut Porto Alegre recebe exposição fotográfica “Viver e Morrer na Cidade Grande” Foto: Ricardo Neves

A exposição coletiva Viver e Morrer na Cidade Grande apresenta um conjunto de obras que exploram distintas realidades vividas nos conglomerados urbanos. Realizada pela Fluxo – Escola de Fotografia e pelo Goethe-Institut Porto Alegre, a mostra será inaugurada dia 9 de novembro, na Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre, com entrada gratuita.   

De acordo com o Relatório Mundial das Cidades 2022, publicado pelo ONU-Habitat, 55% da população mundial vive atualmente em áreas urbanas – e projeções mostram que esse número deve crescer para 68% até o ano de 2050. Sendo assim, pensar a cidade é pensar a estrutura responsável por abrigar a vasta maioria dos dramas humanos.  

Publicidade

Com curadoria de Tiago Coelho e Marco Antonio Filho, a mostra reúne o trabalho de sete artistas que problematizam a cidade a partir de distintas abordagens, seja de ordem política ou afetiva: o fluxo cotidiano das ruas, as memórias de infância, a circulação das imagens e a especulação imobiliária. 

A exposição apresenta também um recorte inédito do arquivo fotográfico do Boca de Rua, jornal que vem sendo editado há 23 anos em Porto Alegre, e cujo conteúdo é produzido inteiramente por moradores de rua. A frase que dá título à exposição é retirada diretamente de uma matéria publicada em uma das primeiras edições do Boca de Rua.  

Participam da mostra Caroline Lütckmeier, Cicero Costa, Henrique Bittencourt, Hudson Rodrigues, Lil Crlxs, Mariane Lima e Ricardo Neves.  

A mostra pode ser vista na galeria do Goethe-Institut Porto Alegre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábados das 9h às 13h, exceto feriados. 

quinta-feira, 09 a 09 de novembro de 2023

Goethe-Institut Porto Alegre (24 de Outubro, 112)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?