Agenda

Goethe-Institut promove evento sobre literatura indígena contemporânea

Change Size Text
Goethe-Institut promove evento sobre literatura indígena contemporânea Julie Dorrico. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Nesta quinta (29/10), às 19h, a escritora Julie Dorrico abordará os aspectos fundamentais do movimento literário indígena. A transmissão acontece no YouTube.

A literatura indígena brasileira contemporânea emerge dos escombros coloniais para afirmar o direito ao pertencimento e à expressão estética. A teoria literária indígena – e política – atua diretamente na desconstrução da matriz colonial ainda vigente, quando desarticula os conceitos e identidades raciais inventados e impostos pelo colonizador aos sujeitos originários.

Nessa conferência Julie Dorrico abordará os aspectos da literatura indígena destacando os conceitos étnico-raciais “índio”, “ameríndio”, “tribo”, sugerindo alternativas conceituais ensejadas pelos próprios teóricos indígenas, tais como “indígenas, povo, etnia, nação”, e como fazer a leitura deles nas obras literárias dos autores.

Descendente do povo Macuxi, Julie Dorrico é doutoranda em Teoria da Literatura no PPG de Letras da PUCRS. Mestre em Estudos Literários. Autora de Eu sou macuxi e outras histórias (Editora Caos e Letras, 2019). Primeiro lugar no Concurso Tamoios/FNLIJ (2019). Idealizadora das páginas @leiamulheresindigenas e @literaturaindigenaro no Instagram e do canal no YouTube “Literatura Indígena Brasileira”. Pesquisadora de literatura de autoria indígena do Brasilrária e cultural.

quinta-feira, 29 de março de 2024 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?