Agenda | HQ | Literatura

“Um Outro Pastoreio” ganha edição comemorativa com lançamento online

Change Size Text
“Um Outro Pastoreio” ganha edição comemorativa com lançamento online Capa. Foto: Imagina Conteúdo Criativo/Divulgação

A narrativa em história em quadrinhos é uma obra criada pelo escritor pelotense Rodrigo dMart e pelo ilustrador Indio San, gaúcho radicado em São Paulo. O livro tem lançamento online nesta quinta (20/8), às 19h, no canal do Instagram da Imagina Conteúdo Criativo @imaginaconteudo, com participação da jornalista e produtora cultural Yara Baungarten.

O projeto de Um Outro Pastoreio envolve literatura, design, artes visuais, bonecos e folclore para contar uma jornada de fé e de imaginação, com elementos da mitologia afro-brasileira e de lendas sul-rio-grandenses. Lançada de forma independente, em 2010, a novela gráfica é uma fábula sobre a procura da esperança e da fé. Ela trata de preconceitos, intolerâncias e de questões ambientais e, sobretudo, do poder da imaginação. É uma história original, livremente inspirada na lenda O Negrinho do Pastoreio – mais conhecida pela versão do escritor regionalista João Simões Lopes Neto (1865-1916), publicada no início do século XX.

Ao apresentar uma história brasileira e universal, os autores criaram um enredo que trata das jornadas de Iansã, a Deusa dos Ventos e das Tempestades, e de Simão, um velho peregrino. É um tempo desolador no qual uma horda de guerreiros invasores espalha terror e destruição. Assim, a deusa e o ancião precisam agir para garantir o futuro do Mundo dos Homens e dos Orixás. Para isso, Iansã e Simão recontam a lenda do Negrinho do Pastoreio, um escravo que tinha o dom de encontrar coisas perdidas.

A trama agrega também elementos da religiosidade afro-brasileira e da mitologia dos orixás. Deste modo, o projeto procura criar pontes entre a literatura, o folclore e as histórias em quadrinhos, valorizando a diversidade da cultura brasileira com uma visão contemporânea.

quinta-feira, 20 de abril de 2024 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?