Agenda | Literatura | Teatro

Grupo NEELIC lança coletânea de livros que reflete ética e coletividade teatral

Change Size Text
Grupo NEELIC lança coletânea de livros que reflete ética e coletividade teatral Foto: Marcio Garcia/Divulgação

O NEELIC lança a coletânea Éticas no Teatro, organizada pela atriz, diretora e fundadora do grupo, Desirée Pessoa. O lançamento ocorre neste sábado (15/5), às 19h, em parceria com a livraria Bamboletras, e tem financiamento do Fumproarte, da Secretaria Municipal de Cultura. 

No lançamento, os autores Desirée Pessoa, Fabiana Montin e Samuel Oliveira e os prefaciadores Gilberto Icle, Charles Feitosa e Elizabeth Jacob dividirão com o público como foi fazer parte do projeto. O evento é gratuito, com inscrições pela plataforma Sympla ou pelo email [email protected]

Completando 18 anos de atividades nos palcos de Porto Alegre, o grupo parte dessa experiência para falar de temas como o corpo aberto às éticas experimentais e a história de ocupação do grupo em espaços como o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a Usina do Gasômetro. Campo raro na pesquisa em teatro, a ética no trabalho é abordada no projeto a partir de um ponto-de-vista local, mas com visão universal.

Dividida em três volumes, a coletânea aborda possíveis formas de funcionamento de uma coletividade teatral, tanto no tocante à criação artística como no convívio entre os integrantes. O primeiro volume traz uma reflexão sobre as relações entre os pares em um grupo de teatro; entre esses e a sociedade; os posicionamentos individuais em um conjunto de ações que não prevê apenas o estar em cena, como também a produção cultural; e suas implicações. 

No segundo livro, entram em foco aspectos como a diferença entre ética e moral, a pluralidade da noção de ética. Já no terceiro volume, escrito em coautoria com Fabiana Montin e Samuel Oliveira, são compartilhados com os leitores detalhes do desenvolvimento dessas ocupações culturais a partir da experiência vivenciada pelo grupo NEELIC, desde sua fundação, em 2003.

sábado, 15 a 15 de maio de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?