Agenda | Cinema | Educação

Hermílio Santos lança “Espaços de Fronteira” e “Desafios do Brasil Contemporâneo” no Instituto Goethe

Change Size Text
Hermílio Santos lança “Espaços de Fronteira” e “Desafios do Brasil Contemporâneo” no Instituto Goethe "Espaços de Fronteira”. Foto: Divulgação
O sociólogo e professor Hermílio Santos lança os documentários Espaços de Fronteira e Desafios do Brasil Contemporâneo nesta quarta-feira (17/8) e quinta-feira (18/8), respectivamente, às 19h30, no Instituto Goethe. A entrada é gratuita e aberta ao público. Após as sessões, haverá debate com o diretor. Com o objetivo de propagar o conhecimento, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hermílio Santos mescla os resultados de pesquisa com conhecimentos cinematográficos que resultam em filmes de cunho social narrados pelos atores envolvidos em cada tema. Espaços de Fronteira surgiu a partir da pesquisa sociológica A Construção social de Zonas de Fronteira, coordenada por Santos. A pesquisa buscou identificar a perspectiva de diferentes tipos de atores que “fazem a fronteira” na prática e no cotidiano: aqueles dedicados ao controle de fronteiras, como policiais federais, Generais do Exército, servidores da Receita Federal, entre outros, aqueles que usaram a fronteira para o trânsito de produtos ilícitos e que se encontram presos em razão dessa atuação ilegal, produtores rurais em regiões de fronteira, assim como populações indígenas que ocupavam zonas de fronteira antes de iniciado o processo de colonização do território brasileiro por portugueses. Em Desafios do Brasil Contemporâneo, Santos se associou com a produtora de vídeos gaúcha Conta Pra Mim Filmes, cuja proprietária Kamila Almeida é sua orientanda em pesquisas acadêmicas, e propôs uma obra que pudesse expor as mazelas dos brasileiros, e também como eles próprios se organizam em busca de soluções. O filme se originou de uma série de cinco filmes exibidos durante o Fórum da Isa, em 2021, e teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O filme aborda temas como meio ambiente, povos indígenas, sociedade civil em favelas, desafios da mulher no mercado de trabalho, reinvenção do brasileiro para superar a pandemia  e solidariedade comunitária em tempos de crise.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

quarta-feira, 17 a 18 de agosto de 2022 | 19h30

Instituto Goethe (R. 24 de Outubro, 112 - Independência, Porto Alegre)

Entrada gratuita

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?