Agenda | Artes Visuais

Instituto Ling volta a receber visitas à exposição “Decupagem”

Change Size Text
Instituto Ling volta a receber visitas à exposição “Decupagem” Foto: Carlos Stein/Viva Foto/Divulgação

O Instituto Ling volta a receber o público nesta segunda (3/5), retomando as visitações à mostra cronológica Decupagem, da artista plástica mineira Iole de Freitas.

Com curadoria de João Bandeira, Decupagem reúne 29 obras e 90 documentos que refazem o percurso artístico de Iole de Freitas em mais de 40 anos de atuação. A mostra contempla desde os primeiros trabalhos da artista mineira, criados na década de 1970 em Super 8; passando pelas investigações do espaço real, que buscavam a integração das obras com o ambiente arquitetônico na década de 1980; e pelas produções mais recentes, em estrutura de aço inox recortado.

Há ainda esculturas em diversos outros materiais, como fio de cobre e latão, além de fotografias, maquetes e desenhos. A exposição itinerante estreou em 2018 no Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, o IAC, e ocupou também a Casa Firjan, no Rio de Janeiro, em 2019. Em Porto Alegre, a mostra cronológica chega com três novas obras, sendo uma delas inédita, criada no início de 2020, em aço inox com pintura artesanal, especialmente para ocupar a galeria do Instituto Ling.

Para garantir a segurança de todos, o acesso ao centro cultural será feito somente com agendamentos pelo site, permitindo o acesso gratuito de grupos de até cinco pessoas por vez até o dia 29 de maio. A instituição disponibiliza horários sem mediação de segunda a quinta-feira, das 14h às 19h, e com mediação nas sextas-feiras, às 16h30min e 18h30min, e nos sábados, a partir do dia 15 de maio, às 15h, 16h30min e 18h30min.

Exclusivamente no sábado (8/5), a exposição também poderá ser conferida de uma maneira diferente. Somente nesta data, o público poderá participar de uma visita guiada experiencial com intervenções performáticas dos artistas Ana Bezzi, Lucas Saccon e Roberta Fofonka, do Movimento SINERGIA, propondo uma reflexão sobre corpos estáticos e corpos em movimento. As visitas podem ser agendadas para 15h ou 17h no site da instituição, com ingressos a R$ 10 para quem tem direito à meia-entrada e R$ 20 no valor inteiro.

Artistas do Movimento SINERGIA. Foto: Weslley Ávila/Divulgação

A atividade especial, assim como as visitas com mediação, é acompanhada pela equipe do programa educativo do centro cultural e tem duração total de 90 minutos, podendo incluir uma passagem pelas obras do acervo permanente de arte contemporânea do Instituto Ling e uma ida aos demais espaços do prédio, que tem projeto arquitetônico de Isay Weinfeld e paisagismo criado pela artista plástica Sandra Ling.

Para receber o público, o Instituto Ling segue rígidos protocolos sanitários definidos a partir dos regulamentos e orientações emitidos até o momento pela Organização Mundial da Saúde, autoridades nacionais, estaduais e locais, bem como recomendações de profissionais da área da saúde do Hospital Santa Casa de Porto Alegre, que prestou consultoria para o Instituto Ling.

O guia completo que detalha os cuidados da instituição para prevenir e reduzir a disseminação do coronavírus pode ser conferido aqui.

segunda-feira, 03 a 29 de maio de 2021 | 14h00 - 19h00

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras)

Entrada franca

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?