Agenda, Cinema

Instituto Moreira Salles promove debate online sobre cinema indígena contemporâneo

Change Size Text
Instituto Moreira Salles promove debate online sobre cinema indígena contemporâneo Foto: Divulgação IMS

Na próxima terça-feira (3/8), às 18h, o Instituto Moreira Salles promove um debate com os cineastas Graciela Guarani, Michele Kaiowá, Kamikia Kisêdjê, Takumã Kuikuro e Vincent Carelli. O bate-papo será transmitido ao vivo pelos canais de YouTube e Facebook do IMS, com interpretação em Libras. O cerne do debate será a estética e a política do audiovisual indígena contemporâneo

Os participantes também comentarão os filmes que produziram para o Programa Convida, atualmente disponíveis no site do IMS. A conversa será mediada pelo jornalista Guilherme Freitas, editor-assistente da revista Serrote e apresentador do podcast Xingu: Terra Marcada, lançado em abril. Kamikia Kisêdjê e Takumã Kuikuro participaram do podcast como correspondentes no Xingu.

Membro da aldeia indígena Kuikuro, Takumã Kuikuro dirige o curta-metragem Kugihe Kuêgü (Hiper doença), no qual documenta como a covid-19 afetou o cotidiano do seu povo, no Alto Xingu. As cineastas Graciela Guarani e Michele Kaiowá participam do projeto Nhemongueta Kunhã Mbaraete, que reúne videocartas trocadas entre três mulheres indígenas e uma não indígena durante a quarentena. Já a ONG Vídeo na Aldeias, fundada pelo cineasta Vincent Carelli, traz depoimentos de dois artistas indígenas associados ao coletivo, entre eles, o fotógrafo Kamikia Kisêdjê, que comenta o impacto da pandemia em seu trabalho.

Esse é o quinto encontro da série IMS Convida para conversar. O ciclo promove debates com participantes do Programa Convida, de incentivo artístico, lançado pelo IMS em 2020. O projeto comissionou 171 artistas, individuais e coletivos, para produzirem novas obras. Os trabalhos podem ser acessados no site do IMS, constituindo um documento significativo da produção cultural em tempos de pandemia.

terça-feira, 03 a 03 de agosto de 2021 | 18h00

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito