Agenda | Notas | Performance

“Invisíveis – Histórias para Acordar” estreia no YouTube

Change Size Text
“Invisíveis – Histórias para Acordar” estreia no YouTube Arte: Amanda Gatti. Foto: Leandro Selister/Divulgação

Invisíveis – Histórias para Acordar em Tempos de Pandemia estreia nesta sexta (26/9), às 19h15min, no Canal do YouTube de Deborah Finocchiaro.

O projeto apresenta relatos reais de grupos femininos – tantas vezes silenciados – como moradoras de rua e parteiras, registrados no Jornal Boca De Rua, desde 2001, e no livro Contos Sem Fadas, de 2004, organizado por Rosina Duarte. Tais histórias vêm à tona através do contato direto com esses grupos, em projetos desenvolvidos pela ALICE – Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação, reunindo depoimentos de mais de cem mulheres de todo o Rio Grande do Sul.

Para dar vida, corpo e voz a este universo, a performance visual, assinada por Deborah Finocchiaro e Amanda Gatti, foi concebida e executada durante o confinamento da pandemia, e conta com a participação das artistas Magda Loitzenbauer, Fernanda Copatti, Elaine Regina, Graziela Pires, Anaadi, Denise Ovádia e Valéria Pinheiro, além das próprias idealizadoras. As gravações foram registradas pelos dispositivos móveis das artistas, cada uma em sua casa e os encontros se deram somente através da Internet.

Para compor a obra, caracterizada pelo hibridismo de linguagens, além das atrizes, o vídeo – que tem 14 minutos de duração – é composto por imagens do projeto Tristicidade: Cartografias do Abandono e da (In)Visibilidade, de Leandro Selister e imagens de arquivo de Amanda Gatti, da NASA e Arquive.org.

Este é um dos projetos contemplados no Edital FAC Digital RS, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio de seu Fundo de Apoio à Cultura (FAC RS).

Deborah Finocchiaro. Foto:Grazieli Binkowski/Divulgação

Graziela Pires. Foto:Grazieli Binkowski/Divulgação

Elaine Regina. Foto:Grazieli Binkowski/Divulgação

sábado, 26 de abril de 2024 | 19h15

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?