Agenda | Literatura

Jeferson Tenório comenta o livro “Terra Estranha”

Change Size Text
Jeferson Tenório comenta o livro “Terra Estranha” Foto: Carlos Macedo/Divulgação

Em sua quinta edição online e gratuita, o Clube de Leitura do Instituto Ling debaterá Terra Estranha, livro do ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico social estadunidense James Baldwin que coloca em pauta questões de raça, identidade e sexualidade.

O encontro virtual acontece nesta segunda (21/9), às 18h30min, e será conduzido pelo professor e escritor Jeferson Tenório, que tem trabalhado temáticas similares em sua obra, como no recém-lançado romance O Avesso da Pele. Para participar da atividade, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site.

Durante o encontro, o público conhecerá detalhes sobre a trajetória de James Baldwin (1924-1987), um dos nomes mais importantes da literatura norte-americana do século XX. Vindo de uma família pobre, o autor cresceu com mais nove irmãos no Harlem, em Nova York, e usou a literatura para retratar a vida dos que, assim como ele, eram excluídos do sonho americano.

Em Terra Estranha (1974), o escritor reforça temas muito presentes em sua obra, como nacionalismo e identidade. O romance apresenta a história de Rufus, um baterista negro em decadência, que vive na década de 50 transitando entre os clubes de jazz de Greenwich Village. A partir de uma relação complexa entre o músico e uma mulher branca, Baldwin constrói uma narrativa comovente, violenta e apaixonada mostrando as tentativas de rompimento das barreiras de segregação racial.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é graduado em Letras pela UFRGS e atua como professor na rede privada de ensino da capital gaúcha. É Mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma Instituição, e atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura na PUCRS.

segunda-feira, 21 de abril de 2024 | 18h30

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?