Agenda | Cinema | Notas

João Fleck e convidados comentam filmes do Expressionismo Alemão

Change Size Text
João Fleck e convidados comentam filmes do Expressionismo Alemão Foto: Goethe-Institut Porto Alegre/Divulgação

A fim de celebrar o centenário de uma das escolas cinematográficas mais marcantes do cinema alemão, o Goethe-Institut Porto Alegre lança nesta quinta (14/1), o primeiro episódio do programa Diálogos Expressionistas.

O projeto consiste em uma minissérie de quatro conversas em vídeo e áudio sobre quatro importantes filmes do estilo expressionista. Em cada programa, João Fleck, produtor, diretor cinematográfico e coordenador do Fantaspoa, fala com um convidado especial sobre os aspectos marcantes de uma das obras e as histórias que a cercam.

O primeiro episódio, disponível no YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre e no Spotify, dedica-se ao clássico O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene (1920). O bate-papo conta com a participação de Ron Selistre, artista visual, músico ex-Damn Laser Vampires e que atualmente se dedica ao projeto Solomon Death.

O filme pode ser encontrado no YouTube gratuitamente. Entre os comentários feitos no programa estão a influência do filme em obras como O Processo, de Fanz Kafka, e a curiosa história de um cinema que exibiu O Gabinete do Dr. Caligari por sete anos.

O Expressionismo Alemão marcou a década de 1920 ao utilizar distorções de cenários e de personagens para expressar cinematograficamente desconfortos, conflitos e sensações que emergiam na vida alemã durante esse complexo período histórico.

Além de O Gabinete do Dr. Caligari, João Fleck também conversa com convidados especiais sobre os filmes Nosferatu, de F.W, Murnau (1922), O Gabinete das Figuras de Cera, de Paul Leni (1924) e Metrópolis, de Fritz Lang (1927). 

Os episódios serão publicados mensalmente, na segunda quinta-feira de cada mês, entre janeiro e abril.

quinta-feira, 14 de abril de 2024

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?