Agenda | Artes Visuais | Notas

Leandro Selister inicia projeto “Relicário – Pra Dizer Que Te amo – Porto Alegre 250 anos”

Change Size Text
Leandro Selister inicia projeto “Relicário – Pra Dizer Que Te amo – Porto Alegre 250 anos” "Relicario" de Leandro Selister/Divulgação

A inquietude, acompanhada por um olhar agudo, perspicaz e abrangente, revela um artista multimídia que vê o seu entorno com uma sensibilidade rara. Foi a partir dessa percepção que Leandro Selister levou a sua arte para o cotidiano da cidade e de todos nós. É com esse espírito que ele lança, a partir do dia 26 de junho, Relicário – Pra Dizer Que Te Amo – Porto Alegre 250 anos, projeto que terá nove meses de duração

Nesse período, sempre no dia 26 de cada mês, ele vai disponibilizar obras únicas – desenhos, fotografias, bordados e objetos – para homenagear a cidade que escolheu para viver. “Foi aqui que me reconheci como artista visual nos últimos 39 anos e em mais de 25 anos de produção artística, mais de uma dezena de projetos tiveram como foco principal a cidade de Porto Alegre”, diz ele. “Sempre busquei o acolhimento, o pertencimento e mostrar o quanto são únicos a nossa luz, o nosso por do sol, o nosso frio, nosso lago, nossos parques, nosso cotidiano é o meu presente para a cidade”. 

Curioso, Leandro transita por caminhos diversos que vão da arquitetura ao design, passando pela fotografia, pelo desenho e pelo bordado. Seus projetos primam pela diversidade, pela preservação, valorização da memória e da cultura através de cartões postais, coleções e intervenções urbanas voltadas para o patrimônio público.

As obras desse projeto, assinadas e numeradas de forma sequencial, independente da técnica, estarão à venda no site do artista pelo valor de R$ 250,00 cada uma.

Os temas que Leandro escolheu para abordar nesta produção vão da história da cidade, sua arquitetura e parques, passando por eventos marcantes, cinemas de rua, bares, restaurantes, a música, a literatura, a orla do Guaíba, ruas e bairros onde morou – “Minha história e minha relação com a cidade”, afirma. Junto com cada obra o comprador receberá um certificado de autenticidade, um breve texto e a marca/selo do projeto. As fotografias e desenhos serão impressos em fine art e os bordados serão entregues em tecido. Os objetos estarão em suportes variados. No final, será produzido um catálogo virtual contendo todas as 250 obras produzidas.

Leandro desenvolve o projeto Leve a Minha Cidade – Perceba, Proteja, Preserve desde 2016 com a proposta de estimular a valorização do patrimônio público cultural através do desenho, de objetos de design e estampas. Já lançou as coleções Porto Alegre, Expressões daqui, Pelotas e Porto Alegre Centro Histórico. E já recebeu inúmeros prêmios por sua produção. Entre eles, o 7º Prêmio Nacional Bornancini de Design – Menção Honrosa na Categoria Design Gráfico em 2018 que, em 2016, na 6ª edição já havia dado ao artista o 1º Lugar na Categoria Design Gráfico. Assinou a identidade visual da 27ª Fenadoce em Pelotas, projeto que lhe rendeu medalha de Bronze no Brasil Design Award, na Categoria Design de Exposições.

Bacharel em Fotografia – uma de suas paixões – pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde também foi professor, Leandro dedica-se ainda à criação e à execução de projetos artísticos aplicados a superfícies variadas e já realizou inúmeras intervenções urbanas. Especialista no desenvolvimento de adesivos para ambientes residenciais e comerciais e recortes em MDF, dedica-se ainda à produção de projetos voltados para a arquitetura e o design. Também deu aulas na Faculdade do Imigrante (FAI) de Caxias do Sul. Já publicou dois livros e desenvolveu projetos na área educativa. Foi curador da Micro Galeria de Arte Acessível do Studio Clio, em Porto Alegre e criou e editou o site Artewebbrasil (2000/2009). É natural de Vacaria, na Serra Gaúcha, e nasceu em 1965.

sábado, 26 a 26 de junho de 2021

PUBLICIDADE