Agenda

Legado de Moacyr Scliar na saúde pública é celebrado em debate online

Change Size Text
Legado de Moacyr Scliar na saúde pública é celebrado em debate online Foto: Matheus Pannebecker/Divulgação

No mesmo dia em que Moacyr Scliar completaria 84 anos, um trio de colegas e amigos do escritor e médico gaúcho se reúne virtualmente para homenagear o seu legado no campo da saúde pública.

O debate Scliar: o médico, o escritor e o humanista acontece nesta terça (23/3), a partir das 20h. Sob a mediação do jornalista Túlio Milman, os médicos Flávio Kanter, Germano Bonow e J.J. Camargo são os convidados do debate, que também contará com introdução do jornalista Gabriel Oliven.

Um dos autores brasileiros mais lidos no exterior, Moacyr Scliar escreveu mais de 80 livros, sendo 21 dedicados à área médica, entre eles, Saturno nos Trópicos, A Paixão Transformada e Sonhos Tropicais, além de três títulos em homenagem a Oswaldo Cruz, médico que Scliar admirava e frequentemente reverenciava em seus trabalhos.

Os primeiros textos médicos foram publicados ainda nos tempos de estudante, entre o final dos anos 1950 e o início dos anos 1960, quando cursava medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e colaborava com O Bisturi, o jornal do Centro Acadêmico Sarmento Leite.

Dos movimentos pela reforma universitária e pela conclusão das obras do Hospital de Clínicas ao doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública, Moacyr viajou para países como Japão, Estados Unidos e Israel com o objetivo de estudar, vivenciar e palestrar sobre saúde pública e epidemiologia. No Rio Grande do Sul, esteve junto de incontáveis pacientes no Sanatório Partenon, na Santa Casa de Porto Alegre, na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, no Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU) e no Lar dos Velhos da Comunidade Judaica.

A transmissão acontece ao vivo na página oficial do Facebook dedicada a Moacyr e no YouTube logo após a transmissão.

Foto: Matheus Pannebecker/Divulgação

terça-feira, 23 de maio de 2022 | 20h00

PUBLICIDADE