Leonardo Lopes inaugura exposição “Tudo Que É Comum Tende a Desaparecer” na Calafia Art Store

Na quinta-feira (9/11), a partir das 19h, Calafia Art Store inaugura exposição Tudo Que É Comum Tende a Desaparecer, do jovem artista Leonardo Lopes que apresenta uma seleção de 15 obras de sua pesquisa do mestrado em Poéticas Visuais, recentemente concluída. São desenhos em médias e grandes dimensões em giz pastel, carvão e grafite sobre papel.
Leonardo recolhe as imagens do que ninguém quer ver: um sofá abandonado na calçada, pequenos rejeitos e objetos descartados e sem função. Da sua queima, produz o carvão e o giz pastel com que serão retratados. Com isso, guarda não apenas suas imagens mas sua essência, desafiando o esquecimento e a passagem do tempo.
O curador Nicolas Beidacki reflete sobre o papel do artista diante dos apagamentos que a vida impõe sobre as coisas e sobre a nossa própria memória: transformar um objeto fadado ao esquecimento em um objeto simbólico, formando “um elo entre aquilo que pertence ao vazio e aquilo que pertence ao campo das magnitudes, algo que só pode ser apreendido pelo olhar sensível”. Um olhar que é “capaz de dar fôlego e tempo ao que ainda abre confrontos para ser percebido num mundo que não cessa de nos demandar atenção”.
A exposição segue em cartaz até 9 de dezembro na sala de exposições da Calafia Art Store. A visitação é gratuita.
quinta-feira, 09 a 09 de novembro de 2023 |
19h00
Calafia Art Store (Rua Gen. Couto de Magalhães, 439. Bairro São João. Porto Alegre)
Gratuito