Agenda | Artes Visuais | Notas

“Linha De Voo”, de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves, é a nova exposição da Galeria Xico Stockinger

Change Size Text
“Linha De Voo”, de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves, é a nova exposição da Galeria Xico Stockinger Foto: Simone Schlindwein/Divulgação

A Galeria Xico Stockinger, na Estação Rodoviária da Trensurb, recebe a exposição Linha de Voo, de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves. Os artistas farão uma intervenção no local nesta terça-feira (22/06), a partir das 11h. Na ocasião, será apresentada uma obra inédita dos artistas a partir da intervenção sobre imagem da série Linha de Voo, produzida em 2021. Outras quinze imagens do projeto, com fotografias manipuladas digitalmente, impressão em jato de tinta e com intervenções pictóricas, estarão disponíveis na Galeria Virtual do Sesc-RS.

Linha de Voo é mais uma proposta de trabalho experimental dos artistas contemporâneos Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves, que já atuaram juntos na exposição O Voo da Pedra, que esteve na Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado, em 2019. Na ocasião, também houve uma intervenção artística no painel exposto, similar à que acontecerá em Linha de Voo.

Os autores têm como características de suas práticas artísticas o interesse por experimentar diferentes linguagens em suas investigações visuais: Antônio, o desenho como foco central de sua pesquisa, e Bebeto, a fotografia. Para esse trabalho autoral, eles partem do voo de pássaros fotografados em diferentes localidades e posteriormente manipulados, ou não, de forma digital, para a seguir sofrerem interferências gráficas. Num diálogo entre os dois, em um ir e vir entre seus dois ateliês/estúdios, misturando as ferramentas que são familiares para cada um.

O projeto Linha de Voo é uma metáfora construída para falar de liberdade, que cria um questionamento através de uma imagem muito específica de pássaros, que, em voo, vão sendo envolvidos pelo próprio percurso, através de linhas que o demarcam. A busca é de uma perspectiva, de um trajeto e de uma chegada – no traço, no risco, no desenho em céu aberto. Tomando conta do espaço, esse movimento. O curador do projeto é José Francisco Alves, professor do Atelier Livre Xico Stockinger, Doutor e Mestre em História da Arte, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte e do Conselho Internacional de Museus.

Serviço

Exposição Linha de Voo, de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves.
Instalação e intervenção artística em 22 de junho; exposição em cartaz até 22 de agosto, todos os dias, das 5h às 23h20.
Na Galeria Xico Stockinger, no túnel de acesso à plataforma da Estação Rodoviária da Trensurb.
R$ 4,20 – tarifa unitária do metrô.

terça-feira, 22 a 22 de junho de 2021 | 11h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?