Agenda | Artes Visuais

Exposição “Linhas Cruzadas” abre a programação da Fundação Força e Luz

Change Size Text
Exposição “Linhas Cruzadas” abre a programação da Fundação Força e Luz Foto: Reni Villamil/Divulgação

A artista visual e professora do Instituto de Artes da UFRGS, Lilian Maus lança sua exposição Linhas Cruzadas. Nesta terça-feira (11/5), às 12h, acontece uma Live Vernissage no Instagram, onde a própria artista mostrará uma de suas instalações. A exposição marca o início da programação de 2021 da Fundação Força e Luz, antigo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, que passa por um processo de reestruturação.

A artista, que já pesquisava a região do Litoral Norte Gaúcho há mais de oito anos, contou com a colaboração da comunidade de Osório e do distrito de Passinhos para realizar o conjunto de obras em escultura, audiovisual, fotografia e pintura que serão apresentadas na mostra. 

Segundo Lilian, o trabalho busca compreender e interpretar a fascinante paisagem através dos caminhos percorridos por terra, água e ar no desenvolvimento da região. A artista utiliza documentos do Arquivo Histórico Antônio Stenzel Filho, bem como de álbuns de família, oralidades e lendas dos moradores para delinear este território. Além de muitos materiais históricos do Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul, como mapas dessa região.

O objetivo do projeto é compreender, através da escuta e da sensibilidade artística, como se relacionam mitos e relatos históricos nessa paisagem de traçados desenhados por carretas, cataventos, trilhos de trem, linhas telefônicas e de transmissão de energia, além de embarcações nas hidrovias lacustres. 

A sala Arquipélago, da Fundação Força e Luz, será ocupada por mais de 30 jangadas produzidas a partir da experiência da obra Ygápeba (jangada em tupi guarani), na qual Lilian Maus fez a embarcação flutuar em chamas pela Lagoa dos Barros, com o intuito de criar mais uma lenda urbana nesta paisagem cultural. 

A mostra ficará aberta à visitação de 11 de maio ao dia 12 de junho, de terça a sexta, das 10h às 19h. Para visitas mediadas é preciso se inscrever através de um formulário que está na bio do perfil da instituição no Instagram @cccev_cultura.  Podem ser agendadas datas de terça a sexta, das 14h às 18h, com grupos de no máximo 6 pessoas, porém a inscrição no formulário é individual. Serão seguidos todos os protocolos da Secretaria de Saúde, portanto essa programação pode sofrer alterações.

terça-feira, 11 de março de 2024 | 12h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?