Agenda | Literatura

Livro “Anoema: A História Não Esquece”, de Tania Scuro Mendes, ganha lançamento online

Change Size Text
Livro “Anoema: A História Não Esquece”, de Tania Scuro Mendes, ganha lançamento online Foto: Daniel Vargas/Divulgação

Há quase um ano a escritora Tania Scuro Mendes finalizou a obra Anoema: A História Não Esquece. Adiado por causa da pandemia, o lançamento do livro, que sai pela editora Age, será feito em formato online neste sábado (19/6), às 16h, no Facebook da autora. 

Para este lançamento foi produzido um vídeo em que Tania fala sobre seu romance histórico-ficcional que aborda a história de Caxias do Sul na primeira metade da década de 1940, que é resultado de uma extensa pesquisa para constituir seu plano de fundo com aspectos culturais, políticos e econômicos, chamando a atenção para a ambientação e contextualização da época.

O romance é um pretexto para abordar os reflexos da Segunda Guerra Mundial em Caxias do Sul, especialmente no que se refere ao fato de seus descendentes italianos, proibidos de falarem seus dialetos devido à política nacionalista, integrarem tropas da Força Expedicionária Brasileira, e terem ido lutar na Itália contra a Itália, ainda que essa cidade tenha sido fundada por imigrantes italianos.

A trama foi inspirada em fatos reais, a partir da explosão de uma fábrica de arsenal bélico em Caxias durante a Segunda Guerra. No prefácio do livro, o filósofo e escritor Jayme Paviani destaca que “Anoema é uma história real, impregnada de imaginação para durar mais, e de percepção de um momento dentro de um mundo em guerra, portanto, regional e universal”, salientando que “Tania Scuro Mendes, ao dominar a escrita, soube, na habilidade de produzir e criar textos, dizer o essencial, ligar a história real à ficção e, assim, falar com coragem e de forma permanente o que é transitório e o que permanece sempre como expressão da realidade (…) com sua narrativa, conta um conjunto de detalhes que faz parte do processo da imigração italiana nessa região (…) acrescenta novas situações que outras obras do mesmo gênero não abordaram de maneira tão expressiva”.

Autora também do livro Alguém Abre a Porta? – Crônicas Que Saem de Lugares Comuns, em 2018, Tania Scuro Mendes é Mestre e Doutora em Educação (UFRGS) na linha de pesquisa em Psicologia Cognitiva, atuando por mais de 30 anos em diferentes níveis de ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica.

sábado, 19 a 19 de junho de 2021 | 16h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?