Agenda | Cinema | Música | Notas

Luan Cardoso estreia filme com a banda pernambucana Mombojó

Change Size Text
Luan Cardoso estreia filme com a banda pernambucana Mombojó Luan Cardoso. Foto: Ana Rovati/Divulgação

O grupo pernambucano Mombojó, o cineasta Luan Cardoso e a roteirista Ana Souto, apresentam Deságua, longa metragem de ficção dividido em nove episódios (clipes) da banda, com estreia neste sábado (1º/5), às 22h35min, no canal Music Box Brazil.

O filme conta a saga de um pai, que após a morte de sua esposa, vem do Nordeste com os dois filhos para viver na caótica cidade de São Paulo, no fim da década passada e passam por situações instáveis que acabam tocando em temas específicos do mundo contemporâneo: a sensação de deslocamento, a fragilidade dos relacionamentos, vícios, a perda e a divisão de um país. 

O projeto ainda conta com as participações de Lenine, Guilherme Arantes e Herve Salters da banda francesa General Elektriks.

Nesse momento, Luan, aos 26 anos, também comemora a participação e a premiação de seu primeiro longa de ficção Ménage (2020) em alguns festivais, como o 8° Festival de Cinema de Caruaru, o 2°Inhapim CineFest, o reconhecido XVII FANTASPOA em Porto Alegre e as competição anuais e mensais do Lisbon Cine Festival 2021 em Portugal, onde levou o prêmio de Melhor Filme de Baixo Orçamento, o Anatolia International FilmFest em Istambul, o Grego Athens International Montly Art Film que escolheu o filme como Melhor Roteiro Original e o 5º Festival Rio Fantastik, onde ganhou o Cramulhão de Melhor Filme, Melhor Diretor e Menção Honrosa de Melhor Ator para Vinicius Ferreira no papel de Ariel Albuquerque. O filme conta sobre três políticos que se envolvem em uma trama de sexo, corrupção e traição.

Sem nenhum incentivo fiscal, Luan trabalhou nas duas produções com um orçamento pequeno e contou com uma equipe de parceiros e apoiadores nessa sua missão de produzir cinema com pouco. “Esses projetos foram desenvolvidos na raça, contando com o total apoio de amigos e também com muitas trocas de trabalho, escambos, principalmente para a finalização dos filmes que é a fase mais cara por vezes”.

Mas conclui, “Claro que essa não é a situação ideal para se produzir arte nem de longe, mas tem sido a forma que temos encontrado para defender a existência de projetos como esse através do cinema, que é uma arte muito excludente quando não se é bem nascido no Brasil”. 

Serviço
Deságua, 72min
Canal de TV por assinatura: Music Box Brazil
Exibições: 1º/5, 22h35min, 2/5, 10h30min. 11/5, 12h e 27/5, 20h25min
Principais operadoras: Claro HD/Net HD (623), Claro/Net (123), Oi TV (145) e Vivo TV (637)
Classificação Livre

sábado, 01 de abril de 2024 | 22h35

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?