Agenda | Literatura

Luís Roberto Amabile comenta novo livro de contos

Change Size Text
Luís Roberto Amabile comenta novo livro de contos Foto: Luan Vargas/Divulgação

Luís Roberto Amabile, escritor e professor na Escola de Humanidades da PUCRS, está lançando seu mais novo livro de contos, intitulado O Lado que não era visível para quem estava na estrada, pela Zouk.

Neste sábado (12/12), às 19h, o autor vai falar sobre o processo de escrita do livro e sobre criação literária em geral num bate-papo com a escritora Leila de Souza Teixeira, transmitido pelas redes sociais da Zouk.

A obra é formada por quinze contos que, além da força narrativa, têm como destaque o trabalho com a linguagem e a forma. Amabile se utiliza de recursos como mapas, fotos, notas e adendos, que funcionam como uma curiosidade extra-literária e provocam o leitor a refletir sobre o que é ficção e o que não é.

— Tem de ser bom de ler e ao mesmo tempo precisa instigar o leitor a fugir da zona de conforto — diz o autor.

Os temas de O Lado que não era visível para quem estava na estrada giram em torno das relações familiares, amorosas e da própria literatura, por meio da aparição, como projeções, de escritores. O projeto do livro valeu a Amabile o incentivo do ProAC (edital de bolsa de criação literária, 2014) e uma residência literária da Associação Gaúcha de Escritora (AGES), em 2015.

Autor de O amor é um lugar estranho ( 2012, finalista do Prêmio Açorianos) e O livro dos cachorros (2015, vencedor da chamada para publicação do IEL/RS), Amabile também trabalhou por dois anos com Luiz Antonio de Assis Brasil na elaboração de Escrever Ficção – Um manual de criação literária” (2019), no qual assina como colaborador. Atualmente, Amabile leciona Teoria Literária e Escrita Criativa na PUCRS.

sábado, 12 de abril de 2024 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?