Agenda | Artes Visuais

MARGS promove live com pesquisador Felipe Caldas sobre “Geração 80”

Change Size Text
MARGS promove live com pesquisador Felipe Caldas sobre “Geração 80” Felipe Caldas. Foto: Rodrigo Marroni/Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), apresenta nesta terça-feira (20/7), às 19h, uma live com o artista, professor e pesquisador Felipe Caldas, com mediação do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol.

Com o tema Geração 80: a gente não quer só dinheiro, a fala integra o Programa Público da exposição Lia Menna Barreto: A boneca sou eu — Trabalhos 1985-2021, atualmente em exibição no Museu, e será transmitida pelo canal do MARGS no YouTube, com tradução simultânea em Libras. Confira a entrevista com a artista. 

Os anos 1980 foram marcados por um conjunto de mudanças em diversos planos da vida, econômicos, sociais e culturais. Passamos a falar do retorno da pintura, da pós-modernidade, do neoliberalismo, dos mercados da arte, e do fim da história da arte. Nesse contexto, emerge uma geração de artistas no Brasil, denominada como “Geração 80”, no embalo da abertura política e das Diretas Já, fomentada pelo desejo de redemocratização e pela necessidade de gozo da vida, embalados pelo rock nacional e internacional.

Em sua fala, Felipe Caldas discorrerá sobre este tema a partir do contexto de Porto Alegre e suas questões, focando na estruturação do campo naquele momento. Lia Menna Barreto (1959) é uma das mais notáveis artistas entre a chamada Geração 80 no Rio Grande do Sul, e desde os anos 1990 é nome destacado e com ampla inserção no circuito de arte contemporânea brasileira e mesmo internacional.

terça-feira, 20 a 20 de julho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?