Agenda | Artes Visuais

MARGS reestreia exposição de longa duração “Acervo em movimento”

Change Size Text
MARGS reestreia exposição de longa duração “Acervo em movimento” Obra "Burle Marx" de Elisa Elisius/Divulgação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC), traz a público a partir desta terça-feira (8/6), o retorno da exposição de longa duração Acervo em movimento, que reestreia totalmente renovada e também em versão inédita.

Em sua nova configuração, são destacadas aquisições recentes para o Acervo Artístico do MARGS, trazendo a público obras que tiveram entrada desde 2019 ao longo da atual gestão, em diálogo com outras que já integravam anteriormente a coleção. São apresentadas mais de 50 obras, de 26 artistas, compondo um conjunto diverso em pintura, gravura, desenho, fotografia, vídeo, filme, escultura e objeto, que datam desde o século 19 até a atualidade.

Depois do retorno parcial e gradual em razão de coordenar com a atual reforma em andamento, o Museu passa agora a ter todos os seus espaços expositivos abertos ao público, que ainda poderá conferir até agosto as atuais mostras individuais em exibição desde a reabertura: Lia Menna Barreto: A boneca sou eu — Trabalhos 1985-2021 e Bruno Gularte Barreto: 5 CASAS

Acervo em movimento é um programa expositivo voltado ao acervo do Museu e suas mais de 5 mil obras de arte. O projeto, que marcou a estreia da atual gestão em 2019, opera com um modelo expositivo de rotatividade das obras expostas, mediante um processo curatorial transversal e compartilhado entre as equipes. Com o retorno, o MARGS volta a ter uma exposição de longa duração dedicada à exibição pública do acervo do Museu, ocupando agora 3 espaços expositivos de modo permanente no 2º andar: a galeria João Fahrion e as salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido.

Em Acervo em movimento, obras entram e saem da exposição com o objetivo de manter uma renovação frequente e constante do conjunto em exibição. As alterações se dão segundo escolhas propostas pela curadoria do Museu e em colaboração com as equipes, que exercitam de modo compartilhado e transversal um mesmo método de organização de uma mostra dedicada a exibir o acervo.

Lista de artistas (junho de 2021)

Alfredo Nicolaiewsky, Andressa Cantergiani, Burle Marx, Carlos Asp, Carlos Krauz, Carlos Wladimirsky, Claudia Paim, Édouard Manet, Élcio Rossini, Fernando Duval, Gerson Reichert, Guillermo Creus, Hudinilson Júnior, Ilsa Monteiro, J. P. Madeira, Leandro Machado, Lenora de Barros, Manuel de Araújo Porto-Alegre, Maria Tomaselli, Milton Kurtz, Mona Hatoum, Renato Heuser, Romy Pocztaruk, Tomie Ohtake, Vagner Dotto e Vera Chaves Barcellos.

Visitação

O período de visitação é de terça a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h),sempre com entrada gratuita. Desde 01.06.2021, não é mais necessário agendar para visitar o Museu. O agendamento prévio segue apenas para a visita com mediação, por meio da plataforma Sympla, com 2 horários para grupos de até 6 pessoas: 11h às 12h e 14h às 15h, de terça-feira a sábado. O MARGS mantém todas as medidas sanitárias e regras de acesso necessárias para garantir uma visita segura e que ofereça uma experiência que possa ser aproveitada da melhor maneira.

terça-feira, 08 a 08 de junho de 2021 | 10h00

2º andar do MARGS (Praça da Alfândega, s/n° Centro Histórico, Porto Alegre, RS)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?