Agenda | Música | Unimúsica 2020

Maria Beraldo é destaque da segunda noite do Unimúsica

Change Size Text
Maria Beraldo é destaque da segunda noite do Unimúsica

A segunda noite do festival Unimúsica – Forrobodó: Quando Elas Tocam, promovido pela UFRGS, acontece nesta terça (15/9), a partir das 20h, em formato totalmente digital. O evento, que tem 25 mulheres instrumentistas como convidadas, apresenta hoje os shows de Ana Karina Sebastião, Ange Bazzani, Lilian Nakahodo, Maria Beraldoconfira a entrevista – e Simone Sou.

Foto: Montagem de Marcelo Freire/Divulgação Unimúsica

A Rádio da Universidade preparou uma série de cinco podcasts sobre as atrações do festival, com entrevistas conduzidas pelas jornalista Ana Laura Freitas – uma das curadoras do festival ao lado de Ana Fridman, Lígia Petrucci, Marta Schmitt e Nanni Rios:

Onde assistir ao Unimúsica 2020:
Facebook do DDC-UFRGS
Facebook da UFRGS TV
YouTube DDC-UFRGS
YouTube UFRGS TV

Conheça as instrumentistas que se apresentam nesta terça (15/9):

Ana Karina Sebastião
Transita pelos mais diversos gêneros musicais, tendo tocado ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional como Caetano Veloso, Elza Soares, Gal Costa, Gilberto Gil e Tony Lindsay, entre outros. Além de desenvolver seu trabalho autoral, é atuante nos principais bares e casas de shows de São Paulo. Soma-se à sua trajetória o feito de ser a primeira mulher brasileira a ter um baixo signature, o Black Gold, lançado em 2019 pela Tagima. 

Ange Bazzani
Nascida em Bucaramanga, na Colômbia, já atuou como segundo fagote e contrafagote da OSESP. Em 2016, foi aprovada como fagotista da Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia e, em 2017, na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. No mesmo ano, foi selecionada para integrar a OSPA e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de fagote solista em quase sete décadas de história orquestra. 

Lilian Nakahodo
Pianista, compositora, produtora e pesquisadora, nascida em Piracicaba (SP) e radicada em Curitiba, transita entre o instrumental, o experimental e o eletrônico com influências do jazz e das artes sonoras contemporâneas. Formada em Produção Sonora e mestre em teoria e composição pela UFPR, toca e produz em diversos projetos que vão do dub ao rock. Atualmente também se dedica a produção fonográfica e autoral com “piano preparado”, trilhas para dança, peças instrumentais e eletroacústicas.

Maria Beraldo
Compositora, produtora, cantora, clarinetista e guitarrista, em 2018 lançou seu primeiro álbum solo, Cavala. Com esse trabalho foi indicada aos prêmios APCA, Multishow, Prêmio SIM SP e Woman’s Music Event, no qual foi premiada como melhor instrumentista. Em 2019 foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro pela direção musical e pelos arranjos (com Mariá Portugal) da montagem brasileira de Lázarus, de David Bowie e Enda Walsh, dirigida por Felipe Hirsch.  Vem se apresentando no Brasil, Europa, Japão e América do Sul com Quartabê, Arrigo Barnabé e Bolerinho. Maria assina os arranjos de sopros de faixas do CD Deus é Mulher de Elza Soares, do qual participa também como instrumentista. 

Simone Sou
Baterista e percussionista nascida em São Paulo, é integrante da banda Orquídeas do Brasil e de duo com Oleg Fateev, acordeonista da Moldávia. Acompanha hoje Badi Assad, Chico César e Iara Rennó e já tocou com Os Mutantes, Guilherme Kastrup, Zeca Baleiro e Zélia Duncan. Lançou dois discos autorais e ministra aulas sobre ritmos brasileiros em festivais internacionais.

Programação Unimúsica 2020 – Festival Forrobodó
De 14 a 18 de setembro, às 20h
Clique aqui para mais informações.

14/9Alzira E, Gabriela Machado, Josyara, Lívia Mattos e Nina Fola

15/9Ana Karina Sebastião, Ange Bazzani, Lilian Nakahodo, Maria Beraldo e Simone Sou

16/9Carol Panesi, Cristina Braga, Gabriela Vilanova, Léa Freire e Mariá Portugal

17/9Bianca Gismonti, Clarice Assad, Denise Fontoura, Lucinha Turnbull e Natália Carrera

18/9Ayelen Pais, Joana Queiroz, Maíra Freitas, Renata Rosa e Simone Rasslan

Leia o perfil da musicista Nina Fola, atração da primeira noite do festival.

Confira também a conversa com a cantora Maria Beraldo, que se apresenta na noite de terça (15/9).

Leia a entrevista com a compositora Léa Freire, convidada da noite de quarta (16/9).

Confira a entrevista com a clarinetista Joana Queiroz, que toca na sexta (18/9).

Para saber mais sobre a edição deste ano do festival, leia a reportagem da jornalista Ana Laura Freitas, uma das curadoras do evento.

terça-feira, 15 a 15 de setembro de 2020 | 20h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?