Agenda | Literatura | Notas

Médico lança romance filosófico que explora as complexidades da existência

Change Size Text
Médico lança romance filosófico que explora as complexidades da existência Álvaro Alberto Azevedo Fernandes. Foto: Daiane Wolk

Um romance filosófico que mergulha nas profundezas da mente humana e convida o leitor a embarcar em sua própria jornada de autoconhecimento e reflexão. Assim é o livro Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica. A obra, que marca a estreia do médico Álvaro Alberto Azevedo Fernandes como escritor, será lançada oficialmente em 20 de junho. Com 531 páginas, o livro é publicado pela Ases da Literatura e poderá ser adquirido pelo site Um Livro.

Caracterizada por uma linguagem poética e simbólica, repleta de alusões literárias e filosóficas que enriquecem a leitura, e com influências de autores clássicos e contemporâneos, o livro propõe uma leitura não linear. Notas de rodapé oferecem perspectivas adicionais e contextos alternativos, permitindo que o leitor construa sua própria interpretação da história.

Publicidade

Foto: Daiane Wolk

Ao misturar elementos de reflexão, história e fantasia, Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica explora as complexidades da existência por meio da história de Urbano. A história do neurocirurgião é o fio condutor da trama. Ele e os colegas de faculdade, Asmin e J., conhecidos como o trio da neuro, divagam sobre as curiosidades da vida, questionam verdades e até mesmo a forma de atuação da medicina.

Depois de passar por um acidente, o então profissional se torna paciente do complexo hospitalar em que trabalha e passa a ver situações e comportamentos que antes não percebia. Isso o faz repensar e mudar o seu antigo modo de ser. Escrever, o que ele chama de narrativa terapêutica, o ajuda nessa busca do básico e do que deixou de ser.

As lembranças de situações passadas, os relacionamentos construídos – ou retomados de outra forma – no período de internação e depois no início da sua volta às atividades, os diálogos profundos com outros personagens, bem como as histórias de vida deles, mostram a complexidade e relativizam o significado da existência humana. Entre os novos encontros, está Poggio, que, assim como Urbano, busca um sentido para o existir. Ao conversar com o internado e saber mais sobre ele, o médico acaba por se reconhecer.

Nascido em 17 de agosto de 1968 em São Paulo, o autor Álvaro Alberto Azevedo Fernandes se formou em Medicina pela Instituição Lusíadas, em 1992. Frequentou também outras graduações – Letras, Direito, e Filosofia. Atualmente exerce o Cargo de Diretor Técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas.

quinta-feira, 20 de julho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?