Agenda | Cinema

Meu Filme Favorito com Paulo Betti

Change Size Text
Meu Filme Favorito com Paulo Betti Foto: Mauro Khouri/Divulgação

O ator, autor e diretor Paulo Betti é o convidado da quarta edição virtual do projeto Meu Filme Favorito. No encontro gratuito marcado para esta quinta (17/9), às 18h30min, o artista comentará uma de suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem Central do Brasil, de Walter Salles.

Promovido pelo Instituto Ling e mediado pelo jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina, o bate-papo poderá ser acompanhado ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site.

Durante a atividade, o público também poderá enviar perguntas para os ministrantes e acompanhar algumas das cenas mais importantes do filme estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira. A obra coloca em pauta questões sociais da violência, da migração, do analfabetismo, da religião e da pobreza ao contar a história de uma ex-professora que parte em uma viagem pelo interior do Nordeste para ajudar um menino a encontrar seu pai.

Após o lançamento, em 1998, o longa-metragem teve repercussão internacional. A produção recebeu o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, além de ser indicada ao Oscar na mesma categoria e de ter recebido prêmios no BAFTA e no Festival de Berlim. O filme ainda rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz para Fernanda Montenegro, marcando a primeira vez em que uma artista latino-americana foi nomeada nessa categoria.

Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira estrelam o filme. Foto: Reprodução

Paulo Betti atuou em mais de 40 peças de teatro (como Deus da Carnificina, O Doente Imaginário, O Processo, O Boca de Ouro, Viagem a Forli e Do Fundo do Lago Escuro), tendo dirigido 12 delas, além de ter participado de 30 novelas e seriados (Império, A Vida da Gente, Os Imigrantes, Os Maias, Tieta, Engraçadinha, Pedra Sobre Pedra e Comédias da Vida Privada) e 40 filmes (Lamarca, Ed Mort, Doida Demais e A Mulher Invisível).

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.

quinta-feira, 17 de março de 2024 | 18h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?