Agenda | Cinema

Mini Cine traz seleção de curtas-metragens independentes que abordam fluxos migratórios mundiais

Change Size Text
Mini Cine traz seleção de curtas-metragens independentes que abordam fluxos migratórios mundiais Towels, de Prawta Annez. Foto: Reprodução

O projeto Mini Cine volta à programação virtual do Instituto Ling trazendo uma seleção de cinco curtas-metragens independentes, curados pela LORA, que abordam os fluxos migratórios mundiais. Os filmes podem ser assistidos remotamente até o dia 9 de julho, a partir da inscrição gratuita no site, e serão debatidos em um bate-papo online realizado nesta sexta-feira (25/6), às 19h, no canal do YouTube do Instituto Ling

O encontro virtual terá participação da curadora de cinema Manu Fetter e do professor, pesquisador e migrante Owen Vyravene, que saiu das Ilhas Maurício, na África, para rodar o mundo.

Alguns filmes apresentam diferentes histórias sobre as movimentações humanas ao redor do globo, enquanto outros provocam reflexões mais subjetivas sobre a nossa percepção de território e como nos relacionamos com ele. A seleção cinematográfica reúne duas animações: a suíça Bon Voyage, de Fabio Friedli, que mostra dezenas de emigrantes em um caminhão superlotado com o objetivo de chegar à Europa; e a britânica Towels, de Prawta Annez, que exemplifica como um território pode ser reivindicado de maneiras diferentes.

A curadoria segue com a produção brasileira O Mundo É Redondo Pra Ninguém Se Esconder Nos Cantos, de Leandro Goddinho, que traz uma história real sobre a diáspora LGBTQIA+ no mundo; o documentário grego The Island of All Together, em que os cineastas Philip Brink e Marieke van der Velden convidaram turistas e refugiados para falarem uns aos outros sobre suas vidas; e termina com o curta Territory, de Eleanor Mortimer, que mostra a tentativa de expulsar macacos da rocha de Gibraltar.

Desde o início da pandemia, o Mini Cine tem selecionado curtas-metragens independentes nacionais e internacionais, agrupados a partir de diferentes temas, para que o público possa desfrutar em casa. A programação tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

sexta-feira, 25 a 25 de junho de 2021 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?