Agenda | Cultura | Entrevista

Miriam Leitão e Júlio Lancellotti participam do lançamento da 56ª edição da Revista Sextante

Change Size Text
Miriam Leitão e Júlio Lancellotti participam do lançamento da 56ª edição da Revista Sextante Ilustração de Yhasmin Selena/Divulgação

A partir desta terça-feira (11/5), o lançamento online da 56ª edição da Revista Sextante, publicação produzida por alunos de Jornalismo da UFRGS, contará com a presença da jornalista Miriam Leitão e do padre Júlio Lancellotti.

Em lives comandadas pelos estudantes nos dias 11 e 17 de maio, os convidados debaterão assuntos relacionados ao tema escolhido para orientar as reportagens que integram esta edição: o futuro.

Em 11 de maio, às 19h, a maratona de lançamento recebe a jornalista Miriam Leitão. No bate-papo, os estudantes debaterão temáticas abordadas por ela em seu livro História do Futuro. A obra reúne reportagens que mapeiam o futuro de diversas áreas através de entrevistas e análises de dados – aos moldes do que se propôs fazer a 56ª edição da Sextante. Atualmente, Miriam atua como apresentadora no canal por assinatura Globo News, comentarista em telejornais do grupo Globo e colunista do jornal O Globo.

No dia 17 de maio, às 19h, os estudantes recebem o religioso e ativista social padre Júlio Lancellotti. No bate-papo, o padre abordará temas como o impacto da pandemia na condução das políticas sociais voltadas a populações vulneráveis e os caminhos para a construção de um futuro mais igualitário. Aos 72 anos, o religioso é coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo e referência nacional na defesa dos direitos humanos, tendo se destacado em 2020 pelo combate à chamada “arquitetura hostil” e luta pela garantia de direitos básicos constitucionais à população de rua durante a pandemia de covid-19. 

Após o bate-papo, a revista ficará disponível no site ufrgs.br/sextante.

Sobre a Sextante

A revista Sextante é produzida pelos estudantes da disciplina de Jornalismo Impresso da UFRGS, ministrada pela professora Thaís Furtado. Neste semestre, as ilustrações que acompanham as pautas são resultado do trabalho de estudantes dos dos cursos de Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), por meio do projeto de extensão Ilustraê, coordenado pela professora Paula Mastroberti

Composta por 17 reportagens, a 56ª edição aborda problemas e alternativas para o futuro nas mais diversas áreas. Entre as pautas que a integram, são abordados temas como transporte e mobilidade, sustentabilidade energética, mudanças climáticas, saúde, moda, comportamento e cultura. “Foi desafiador escrever uma reportagem inteira na pandemia, em isolamento. Apuramos, entrevistamos e construímos todo o texto de casa. Foi um grande desafio, mas mesmo assim, o resultado ficou muito bacana’’, conta Daniel Giussani, um dos repórteres da edição.

terça-feira, 11 a 11 de maio de 2021 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?