Agenda

Museu do Pontal promove a live “Artes e saberes femininos na tradição popular”

Change Size Text
Museu do Pontal promove a live “Artes e saberes femininos na tradição popular” Ana Caetano de Souza. Foto: Iori Figueiro/Divulgação

Nesta segunda (19/4), às 17h, o Museu do Pontal promove o encontro virtual Artes e Saberes Femininos na Tradição Popular, com a presença das ceramistas Ducarmo Barbosa (Minas Novas e Turmalina, Minas) e Socorro Rodrigues (Alto do Moura, Caruaru, Pernambuco), a ativista cultural e congadeira Sanete Esteves de Sousa (Quilombo Mocó dos Pretos, Berilo, Minas) e o fotógrafo Lori Figueiró (São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro, Minas).

A conversa terá mediação da antropóloga e gestora cultural Joana Corrêa (Milho Verde, Serro, Minas) e será transmitida no YouTube e Facebook.

O encontro abordará as vivências das mulheres e os atravessamentos de gênero em contextos de cultura e tradição popular. No Alto do Moura, a arte popular começa como uma tradição masculina, a partir da obra do Mestre Vitalino, seguido por nomes como Zé Caboclo – pai de Socorro Rodrigues – e Manuel Eudócio e Manuel Galdino, entre tantos outros.

O evento celebra ainda o lançamento da segunda edição do livro Mulheres do Vale, substantivo feminino, de Lori Figueiró, pelo Centro de Cultura Memorial do Vale, no Serro, Minas.

segunda-feira, 19 de abril de 2024 | 17h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?