Agenda | Cultura | Notas

Museus na pandemia é tema de atividade gratuita do CHC Santa Casa

Change Size Text
Museus na pandemia é tema de atividade gratuita do CHC Santa Casa Card da 19ª Semana Nacional dos Museus/Divulgação

Na programação da 19ª Semana Nacional dos Museus, o CHC Santa Casa desenvolveu uma série de atividades e nesta quarta-feira (19/5), às 19h, acontece a live Museus em tempos de pandemia. Todas as atividades da Semana dos Museus do CHC Santa Casa são transmitidas gratuitamente pelo canal do YouTube e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla.

A pandemia da Covid-19 impôs muitos desafios no âmbito cultural, especialmente às equipes dos museus. Restrições e protocolos reorientaram condutas de acesso e preservação dos acervos, exigindo criatividade no fazer museológico. Nesta live, as museólogas Ana Celina e Marcia Bertotto apresentam o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho Museus no Rio Grande do Sul.

Confira a programação:

25/05, às 19h – CHC Educa – Percursos do Museu da Vida no campo da acessibilidade cultural

Serão apresentadas algumas experiências do Museu da Vida na implementação da acessibilidade cultural. Este é um importante aspecto que fortalece a divulgação científica e popularização da ciência ampliando a presença e participação de diversos perfis de público em museus e centros culturais. A speaker será a bióloga e educadora Hilda da Silva Gomes.

26/05, às 19h – Live: Salvando a Monalisa

Uma das obras mais famosas do mundo, a Gioconda ou Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, já passou por momentos difíceis fora do Museu do Louvre em mais de uma ocasião. Nessa palestra é possível acompanhar mais de perto dois desses momentos: o primeiro em 1911, quando foi roubada do museu; e o outro a partir de 1939, quando teve que ser transferida e escondida devido ao início da Segunda Guerra Mundial. A palestra será proferida pela historiadora e museóloga Karine Lima da Costa.

quarta-feira, 19 a 19 de maio de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?